Percurso de navegação

Crescimento económico e reforma do sistema financeiro na agenda da UE para a cimeira do G20 - 25/06/2010

Cimeira do G20, Toronto, Canadá © SMO

Líderes do G20, ministros das finanças e governadores dos bancos centrais reúnem-se em Toronto para discutir estratégia de relançamento da economia mundial.

O Presidente da Comissão, Durão Barroso, e o Presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, representarão a União em Toronto com as prioridades da UE claramente definidas.

A primeira prioridade são as medidas para garantir um crescimento sólido e sustentável. A UE e os outros membros do G20 estão de acordo quanto à necessidade de definir uma estratégia coordenada para sair da crise actual, a fim de garantir a sustentabilidade das políticas e das finanças públicas a médio e longo prazo.

A UE espera continuar a realizar progressos na reforma dos mercados financeiros, tal como prova o anúncio da divulgação dos resultados dos testes à solidez dos bancos no mês de Julho.

Um outro ponto da agenda da UE é a criação de uma taxa sobre as instituições financeiras, que permitiria uma melhor repartição dos custos da crise e induziria os operadores financeiros a limitarem os riscos. Os Estados-Membros já foram convidados a introduzi-la, mas a UE sublinha que as discussões sobre a criação tanto dessa taxa como de uma taxa global sobre as transacções financeiras deverão igualmente prosseguir a nível internacional a fim de garantir condições idênticas para todos.

A UE espera que a reunião de Toronto abra o caminho para a consecução de avanços concretos na Cimeira do G20 em Seul, em Novembro de 2010, confirmando nomeadamente o seu apoio a uma economia mundial sem tendências proteccionistas.

Criado em 1999, o G20 reúne líderes políticos e financeiros de 19 países e da União Europeia e representa cerca de 90% do PIB mundial e 80% do comércio mundial.

Acompanhe o Presidente Durão Barroso durante a cimeira

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis