Percurso de navegação

Evitar uma reedição da crise do crédito - 25/02/2009

Moedas de euros e um par de óculos em cima de um jornal de economia © EC

Peritos europeus recomendam maior controlo para evitar repetição da crise financeira.

Um grupo de peritos financeiros apresentou 31 recomendações EnglishPDF detalhadas para reforçar a supervisão das instituições e dos mercados financeiros da UE

As recomendações incluem nomeadamente a elaboração de regras comuns para fundos de investimento em todos os 27 Estados-Membros, a redução dos bónus dos gestores bancários de acordo com os interesses dos accionistas e a criação de um sistema de gestão da crise para o sector financeiro da UE.

Foram também preconizados dois novos sistemas de controlo da UE no âmbito da supervisão financeira e da gestão do risco.

«Chegou a hora de a Comissão fazer um ponto da situação e agir. Na próxima semana, a 4 de Março, a Comissão fará uma primeira avaliação e dará resposta às principais conclusões do relatório», declarou Durão Barroso. «Os trabalhadores e as famílias em toda a Europa e no mundo sofreram as consequências da arrogância desmesurada dos mercados financeiros. A Comissão está determinada em evitar que esta situação se repita.»

O grupo de peritos foi presidido pelo antigo director do Fundo Monetário Internacional, Jacques de Larosière. As suas recomendações serão discutidas numa reunião informal dos dirigentes da UE, a 1 de Março, e na Cimeira da Primavera, a 19 e 20 de Março.

Síntese do relatório sobre a supervisão financeira na UE EnglishPDF

Relatório na íntegra EnglishPDF

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis