Percurso de navegação

"Ahoj!" A Eslováquia diz “sim” ao euro! - 31/12/2008

Moedas de euros espalhadas sobre o símbolo do euro

Os eslovacos preparam-se para a chegada do euro a 1 de Janeiro, dia em que o seu país se tornará o 16º membro da zona euro.

Em 1 de Janeiro de 2009, o euro tornar-se-á a moeda oficial da Eslováquia. Depois de um período de transição de 16 dias, durante o qual ambas as moedas estarão em circulação, a coroa eslovaca desaparecerá definitivamente das carteiras e dos porta-moedas dos cidadãos.

Nessa data, assinala-se o 10º aniversário do lançamento do euro em onze países da União Europeia, embora as moedas e notas nacionais se tivessem mantido até inícios de 2002. Em 2001, foi a vez de a Grécia adoptar o euro, seguida pela Eslovénia, em 2007, e por Malta e Chipre, em 2008. A adesão à zona euro exigiu profundas reformas das políticas económicas e orçamentais nacionais, que se prolongaram por muitos anos.

Mudar de moeda é muito mais do que uma simples substituição de moedas e notas na vida de todos os dias. A passagem da Eslováquia para o euro implicou preparativos técnicos minuciosos tanto por parte das autoridades como das empresas. As medidas tomadas para assegurar quer a distribuição da nova moeda quer a retirada da coroa implicaram um planeamento logístico considerável.

Ao longo dos últimos dez meses, os consumidores e comerciantes eslovacos foram sendo informados da passagem ao euro por uma campanha levada a cabo pelas autoridades eslovacas. Durante a campanha, foram também abordados os receios de aumentos de preços motivados pela mudança de moeda. Um inquérito recente revelou que a opinião pública se considera actualmente bem preparada e menos preocupada com uma eventual carestia de vida.

Os numismatas ficarão satisfeitos porque disporão de três novos desenhos slovenčina para as suas colecções: uma cruz dupla na face nacional das moedas de 1 e 2 euros, o castelo de Bratislava e um dos picos da Eslováquia, o Kriváň, na face nacional das moedas de cêntimos.

A passagem ao euro será seguida atentamente tanto pelo governo eslovaco como pela UE. Serão efectuadas análises diárias sobre a forma como está a decorrer a mudança de moeda, devendo a Comissão apresentar uma avaliação do processo na Primavera de 2009.

O euro na Eslováquia: actualizações diárias English.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis