Percurso de navegação

Escolhido o desenho da nova moeda comemorativa - 25/02/2008

Desenhos para a moeda de euro comemorativa

Os europeus já escolheram o desenho da moeda de dois euros que irá comemorar os dez anos da moeda única.

Veja o desenho vencedor no sítio web do concurso de desenho da nova moeda de dois euros.

Para assinalar o décimo aniversário do lançamento do euro pela União Económica e Monetária DeutschελληνικάEnglishespañolfrançaisitalianoMaltiNederlandsRomânaslovenčinaslovenščinasuomi em 2009, os países da Zona Euro decidiram emitir uma moeda especial de dois euros.

Os cidadãos europeus tiveram a oportunidade de votar em linha no seu desenho favorito, escolhendo de entre uma série de cinco desenhos pré‑seleccionados por directores de Casas da Moeda europeias.

A votação teve início em 31 de Janeiro e contou com a participação de 141 675 pessoas residentes na União Europeia. O desenho vencedor, com 41,48% dos votos, é da autoria do escultor George Stamatopoulos, que trabalha no Banco Central da Grécia.

Em Janeiro de 2009, os quinze países da Zona Euro emitirão 90 milhões de moedas com o novo desenho.

É a segunda vez que todos os países da Zona Euro cunham, em conjunto, uma moeda comemorativa.  A primeira foi em 2007, para comemorar os 50 anos do Tratado de Roma. As moedas de euros correntes têm um lado comum, igual para todos os países, e um lado nacional, com representações de figuras ou símbolos nacionais.

As moedas comemorativas têm sempre o valor de dois euros. Tal como todas as outras moedas e notas de euros, podem ser utilizadas em qualquer parte da Zona Euro, mas muitas serão certamente conservadas zelosamente pelos coleccionadores.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis