Percurso de navegação

Escolha o desenho da nova moeda de dois euros - 08/02/2008

Diferentes desenhos de moeda de euro comemorativa

Europeus vão escolher o seu desenho favorito para a moeda de dois euros comemorativa dos dez anos da moeda única.

Para comemorar os dez anos do euro DeutschελληνικάEnglishespañolfrançaisMaltislovenčina e da união monetária europeia em 2009, os 15 países da zona euro emitirão uma moeda de dois euros comemorativa com um novo desenho.

Depois de um concurso de desenhos em que participaram várias Casas da Moeda da zona euro, o desenho vencedor será escolhido por votação em linha.

A votação encerra no dia 22 de Fevereiro de 2008 e o desenho vencedor será anunciado três dias mais tarde. O prémio será uma colecção de moedas de euro de elevado valor.

A 1 de Janeiro de 1999, o euro passou a ser a nova moeda de onze países da UE, ao mesmo tempo que era adoptada uma política monetária única sob a autoridade do Banco Central Europeu English. Durante três anos, as notas e moedas nacionais continuaram a ser utilizadas, mas dado que estavam indexadas ao euro (com taxas fixas), na prática eram já euros. Foram fisicamente substituídas em 2002 pelas notas e moedas de euro.

O euro e o mercado único da UE assentam num quadro político e económico conhecido por União Económica e Monetária DeutschελληνικάEnglishespañolfrançaisslovenčina. Esta última proporcionou uma descida das taxas de inflação e das taxas de juros para consumidores e empresas e fomentou finanças públicas sólidas e sustentáveis. A moeda única veio abolir os custos cambiais e facilitar as comparações de preços e de operações comerciais nos 15 países que integram actualmente a zona euro.

Dez anos após o seu lançamento, o euro é uma moeda forte e estável que se impôs como moeda mundial DeutschEnglishespañolfrançaisslovenčina.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis