Percurso de navegação

UE recompensa 27 projetos de defesa do património cultural - 07/05/2014

Igreja de Dragomirna, Suceava (Roménia) © solomonea Carmen Cecilia/Europa Nostra

Os vencedores da edição de 2014 foram homenageados pelas suas realizações em prol da conservação e noutros domínios relacionados com o património cultural.

De entre 160 projetos nomeados, 27 projetos europeus, nos quais se incluem dois projetos portugueses (a «Rota histórica das linhas de Torres Vedras» e o programa de rádio «Encontros com o Património» da TSF), foram distinguidos pela excelência dos seus esforços em prol da defesa do património cultural, nomeadamente em matéria de conservação, educação e formação. Seis foram, além disso, escolhidos por júris especializados para receber o Grande Prémio:

  • restauração da arquitetura tradicional das casas de Walser que datam de finais do século XVI a meados do século XIX English, em Alagna Valsesia (Itália)
  • conservação de oito cooperativas vinícolas na Catalunha English (Espanha) construídas no início do século XX e ainda em uso, consideradas um exemplo do modernismo catalão
  • investigação sobre os métodos de construção romanos English no Peloponeso (Grécia)
  • conservação e gestão inovadoras de 800 hectares de paisagem histórica English pela Associação «Kempen Landschap», em Putte (Bélgica)
  • sensibilização para o património cultural de Miskolc English (Hungria), uma cidade com uma história muito rica que entrou em decadência nos anos oitenta
  • restauro dos frescos do século XVII English que cobrem uma parede de 900 m2 da igreja de Dragomirna (Roménia). Este projeto também ganhou o «Prémio do Público» após uma votação em linha em que participaram 10 000 pessoas.

Todos os vencedores receberam um troféu durante a cerimónia que teve lugar em Viena, em 5 de maio, que contou com a apresentação do tenor Plácido Domingo, Presidente da Europa Nostra. Os vencedores do Grande Prémio receberam também 10 000 euros cada.

Património cultural da UE

Os prémios, criados em 2002 pela UE e pela Europa Nostra – movimento de cidadãos para a salvaguarda do património cultural e natural europeu, visam:

  • promover a excelência neste domínio
  • destacar a beleza e o valor socioeconómico do património cultural europeu
  • incentivar a partilha de boas práticas

Os prémios foram apoiados pelo Programa «Cultura» da UE, que investiu, entre 2007 e 2013, perto de 40 milhões de euros no cofinanciamento de projetos dedicados ao património. O novo programa Europa Criativa, dotado de um orçamento de quase 1500 milhões de euros, continuará a apoiar os setores culturais e criativos ao longo dos próximos sete anos. 

Para além do seu valor intrínseco, o património cultural dá um contributo significativo para o turismo, o desenvolvimento sustentável e a coesão social.

Comunicado de imprensa: Anunciados os vencedores do Prémio do Património Cultural da UE/Prémios Europa Nostra de 2014 ελληνικάfrançaisEnglishNederlandshrvatskiDeutschitalianoromânăespañol

Europa Nostra English

Prémio do Património Cultural da UE/Prémios Europa Nostra English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis