Percurso de navegação

No Dia da Internet mais Segura, a UE atribui prémios aos melhores conteúdos em linha - 11/02/2014

Mãe e filha diante de um computador © Shutterstock

Em 11 de fevereiro, a UE participa nas celebrações a nível mundial do Dia da Internet mais Segura 2014, atribuindo prémios aos melhores conteúdos em linha e lançando um manifesto dos jovens e um sítio Web sobre segurança.

O Dia da Internet mais Segura, que já vai na 11ª edição, promove uma melhor utilização da internet e das tecnologias digitais por parte das crianças, ajudando-as a aprender e a divertirem-se em linha, protegendo-as, simultaneamente, contra conteúdos nocivos, que vão do assédio em linha aos sítios para jogar a dinheiro e às fraudes praticadas na Internet. A edição deste ano tem por lema «Vamos criar uma Internet melhor».

Para assinalar o dia, a Vice-Presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, atribuirá os prémios europeus para os melhores conteúdos em linha para crianças. O concurso incentiva a criação de novos conteúdos - desde sítios Web e blogues até vídeos e jogos - que facilitam a aprendizagem das crianças e as ajudam a divertirem-se em segurança em linha. Os 12 vencedores - adultos e crianças provenientes de vários países, nomeadamente da Bélgica, da República Checa, do Reino Unido e da Islândia - foram selecionados de entre mais de 1100 participantes de toda a Europa e do resto do mundo. 

Apoio às escolas

No âmbito do Dia da Internet mais Segura, será também lançada

  • uma consulta aos jovens à escala europeia sobre como tornar a Internet um espaço melhor para os mais novos
  • o sítio Web «eSafety Label»

O sítio Web contribuirá para ajudar as escolas a promover um ambiente em linha mais seguro:

  • prestando conselhos sobre questões como o assédio em linha e os ataques de vírus
  • facultando meios para que as escolas criem os seus próprios planos de ação
  • criando um fórum de debate onde os professores possam partilhar as experiências e os especialistas possam responder a perguntas

No âmbito do programa, as escolas podem obter o Selo de Segurança Digital («eSafety») e afixá-lo nos respetivos sítios Web.

Participação a nível mundial

O Dia da Internet mais Segura é uma iniciativa da UE lançada em 2014, que conta atualmente mais de 100 países participantes. Mais de 10 milhões de pessoas estiveram envolvidas nos eventos da edição do ano passado.

Este ano, muitos países, desde a Albânia à Venezuela, organizaram eventos nas escolas, programas de radio, conferências,jogos e concursos.

Para obter a lista de eventos organizados na sua área de residência, consulte o sítio Web do Dia da Internet mais SeguraEnglish. Também pode seguir os eventos no Twitter utilizando as etiquetas #betterinternet e #SID2014.

Sítio Web do Dia da Internet mais SeguraEnglish

Prémio para o Melhor Conteúdo Infantil

Sítio Web do selo «eSafety»

Agenda Digital para a Europa English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis