Percurso de navegação

Melhorar a educação digital na Europa - 26/09/2013

Comissárias Neelie Kroes e Androulla Vassiliou com uma criança durante uma conferência de imprensa

Uma nova iniciativa da UE contribuirá para dotar os jovens das competências informáticas necessárias para serem bem sucedidos no século XXI.

Até 2020, mais de 90% dos postos de trabalho na Europa exigirão competências no domínio da informática, refletindo o papel cada vez mais importante que este tipo de tecnologia desempenha nas nossas vidas. Não obstante, muitas escolas e universidades não dispõem dos recursos nem da conectividade ou do equipamento necessários para acompanhar esta evolução.

Para colmatar esta lacuna e ajudar a assegurar a competitividade dos cidadãos europeus na era digital, a UE lançou a iniciativa Abrir ao Mundo os Sistemas de Educação, que visa aumentar os recursos disponíveis para estudantes, estabelecimentos de ensino e professores e melhorar as infraestruturas informáticas e a conectividade nas escolas.

Lutar contra a falta de competências digitais

Esta nova iniciativa integra-se num vasto plano da UE destinado a aumentar as competências digitais na Europa. Apesar do crescente papel que a tecnologia digital desempenha na sociedade atual, apenas um número limitado de pessoas sabem como funcionam os telemóveis e os computadores portáteis. Aquando do lançamento da nova estratégia, a Comissária Europeia da Educação, Androulla Vassiliou, declarou: «Não basta saber utilizar uma aplicação ou um programa; precisamos de jovens que possam criar os seus próprios programas.» Esta iniciativa permitirá aos jovens adquirir as competências necessárias para obterem um futuro emprego e aumentará a criatividade e o empreendedorismo das pessoas no mercado de trabalho europeu.  

O portal «Open Education Europa»

No âmbito desta iniciativa, a Comissão lançou um novo sítio Web de partilha e utilização de recursos digitais de acesso livre, destinado a estudantes e professores e ao público em geral, intitulado Open Education Europa (recursos educativos de acesso livre). Todos os materiais educativos desenvolvidos com financiamentos da UE estarão acessíveis ao público nesse sítio, que constituirá igualmente uma plataforma de debate para professores e alunos, com vista a promover uma utilização mais eficaz das tecnologias digitais no ensino e a partilha de boas práticas.

A iniciativa «Abrir ao Mundo os Sistemas de Educação» abrangerá outras questões relacionadas com o ensino digital na Europa. Concretamente, serão incrementados o apoio à formação de professores em matéria de utilização de tecnologias digitais na sala de aula e os financiamentos destinados a melhorar o acesso à banda larga e as infraestruturas informáticas nas escolas e universidades.

Abrir ao Mundo os Sistemas de Educação: promoção da inovação e das competências digitais nas escolas e universidades

Abrir ao mundo o sistema de ensino europeu

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis