Percurso de navegação

A cultura interessa-o? Bem-vindo à Europa! - 22/08/2013

O Coliseu de Roma © UE

Na Europa, não é necessário andar muito para encontrar artefactos históricos ou culturais de caráter excecional. Este verão, independentemente de ir passar férias no estrangeiro ou de ficar mais perto de casa, aproveite para visitar alguns dos sítios europeus mais emblemáticos.

Da cidade medieval de Rodes ao Fórum de Roma, passando pelas igrejas de madeira polacas e pelo Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, os cidadãos europeus têm muito por onde escolher em termos de turismo cultural e de sítios de interesse histórico.

Projetos de restauração exemplares

A conservação em boas condições de edifícios e obras de arte exige muito trabalho. No passado mês de junho, a Comissão Europeia e a rede Europa Nostra anunciaram os vencedores dos prémios atribuídos a projetos de conservação exemplares, reconhecendo assim os esforços de voluntários e profissionais para preservar locais essenciais da nossa cultura.

Este ano, o prémio «Escolha do Público» distinguiu o projeto de recuperação do edifício central do Propylaea em Atenas. Foi particularmente elogiada a elevada qualidade do trabalho de profissionais e artífices, que colaboraram num projeto exemplar que logrou salvar um monumento emblemático da cultura europeia.

Os outros vencedores foram:

  • Projeto SOS Azulejo, Portugal, que pretende defender e preservar o valioso património azulejar português para as gerações seguintes
  • Porto de hidroaviões de Taline, Estónia;
  • Teatro Romano de Medellin, Espanha;
  • Strawberry Hill, Reino Unido;
  • Restauração de máquinas da fábrica de cerveja Wielemans-Ceuppens, Bélgica;
  • Associação para a promoção da arte e da cultura na parte oriental da Alemanha, Alemanha.

Apoio da UE

A UE contribui para a conservação de muitos destes sítios, apoiando projetos que vão desde a restauração da Acrópole, em Atenas, na Grécia, à limpeza a laser de frescos antigos em Siena, em Itália. Além disso, financia investigação destinada a contribuir para a preservação do património cultural da Europa. O projeto Firesense, por exemplo, criou um sistema de alerta precoce para controlar o risco de incêndio e as condições meteorológicas extremas em áreas de interesse cultural.

Viajar sem sair de casa

Os cidadãos sequiosos de cultura gostarão de percorrer a Europeana, a biblioteca digital da Europa, que é simultaneamente um arquivo e um museu. Quer se interesse por Arte Nova ou por instrumentos musicais, pela música tradicional irlandesa ou por jardins botânicos, certamente que encontrará algo do seu agrado.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis