Percurso de navegação

Parlez-vous europeu? - 25/09/2012

Quadro de escola com palavras em espanhol e inglês © iStockphoto

O Dia Europeu das Línguas é comemorado em toda a Europa com uma série de eventos que vão da iniciativa «speak-dating» em Praga, na República Checa, ao concurso de «rap» em Åarhus, na Dinamarca.

Os jovens linguistas poderão também participar num sarau de poesia estrangeira, em Cardiff, no Reino Unido, num café multilingue, em Sófia, na Bulgária, ou num cocktail-bar das línguas europeias em Budapeste, na Hungria. Estes são só alguns dos múltiplos eventos que terão lugar em toda a Europa no dia 26 de setembro.

Na UE, existem 23 línguas oficiais e cerca de 60 línguas regionais minoritárias (como o mirandês, o catalão e o galês), além de mais de 175 línguas faladas pelos migrantes. O objetivo é proteger esta diversidade e encorajar as pessoas a aprender outra língua europeia, visto que isso facilita a integração quando se vive e trabalha no estrangeiro e a compreensão mútua entre os povos vizinhos.

A iniciativa da UE mais conhecida no domínio das línguas é o programa Erasmus DeutschEnglishfrançais , que permite anualmente a mais de 230 000 jovens realizarem um período de estudos no estrangeiro. A UE investe, no total, cerca de 1000 milhões de euros por ano no programa Erasmus e em programas de reforço das competências linguísticas dos cidadãos para lhes permitir seguir mais facilmente uma formação, realizar um trabalho de voluntariado ou atividades para jovens.

Ao abrigo do novo programa Erasmus para Todos DeutschEnglishfrançais, o número de bolsas disponíveis poderá praticamente duplicar entre 2014 e 2020. Esta proposta da Comissão Europeia está em discussão no Parlamento Europeu e no Conselho Europeu, no qual participam os ministros dos 27 países da UE.

Os dirigentes europeus apelaram ao ensino de duas línguas estrangeiras desde a infância.

Foi criado, há dez anos, o Selo Europeu para as Línguas para distinguir os projetos mais inovadores no domínio do ensino e da aprendizagem de línguas. Este ano, o Selo Europeu para as Línguas será atribuído, pela primeira vez, a projetos que estudam formas de melhorar a aprendizagem das línguas e o papel das línguas no contexto de um mundo globalizado.

O Dia Europeu das Línguas é organizado conjuntamente pela Comissão Europeia e pelo Conselho da Europa DeutschEnglishfrançaisitaliano .

Mais informações sobre as línguas da UE

Relatório internacional sobre a aprendizagem de línguas English (em inglês)

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis