Percurso de navegação

A Europa em todo o seu esplendor - 06/08/2012

Público a aplaudir de pé um espetáculo © UE

Da música clássica à música popular, passando pelo teatro e pela dança, o verão é a estação ideal para desfrutar da oferta cultural dos melhores festivais europeus.

Nas últimas semanas do verão que se avizinham ainda pode desfrutar de muitos festivais.

Até 12 de Agosto, tem a oportunidade de assistir aos últimos eventos do festival internacional de dança contemporânea ImPulsTanz DeutschEnglish que, durante 5 semanas, reúne bailarinos e coreógrafos de todo o mundo em Viena (Áustria).

De 23 de agosto a 2 de setembro, tem lugar em Liubliana (Eslovénia) o festival anual de dança e de teatro Mladi Levi Englishslovenščina , conhecido por promover jovens talentos do teatro contemporâneo.

De 2 a 9 de Setembro, a cidade de Utreque (Países Baixos) organiza a Gaudeamus Muziekweek EnglishNederlands , um festival internacional de música contemporânea para jovens compositores.

De 4 a 15 de setembro, o festival internacional de literatura de Berlim DeutschEnglish reúne autores de todo o mundo.

A edição deste ano do festival de música Punkt English , que decorre de 6 a 8 de setembro na cidade de Kristiansand (Noruega), tem como diretor artístico o conhecido músico Brian Eno, cujas escolhas vão desde o duo de vanguarda Cyclobe a Malian Guimba Kouyaté.

De 21 de setembro a 14 de outubro, o festival Steirischer Herbst DeutschEnglish , que se realiza na Áustria, constitui um misto fascinante de teatro, dança, arquitetura, cinema, música, arte e literatura.

De 21 de setembro a 14 de outubro, pode também dar um salto ao festival internacional de teatro Englishslovenčina que se realiza entre 21 e 26 de setembro em Nitra, na Eslováquia. Trupes da Bélgica, República Checa, Croácia, Hungria, Alemanha, Polónia, Roménia, Rússia, Eslovénia, Reino Unido e Eslováquia oferecerão 20 performances que decorrerão durante doze dias e terão por tema central «a culpa e a inocência».

Capitais europeias da cultura

As Capitais europeias da cultura DeutschEnglishfrançais deste ano, Guimarães (Portugal) e Maribor (Eslovénia), organizam um grande número de eventos para dar a conhecer a riqueza do seu património.

Enquanto que Guimarães aposta em eventos que põem em destaque o seu centro histórico que está inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO, Maribor concentra-se na criação de redes com as cidades vizinhas para exprimir a «energia da arte e da cultura».

Apoiar a cultura

Estes são apenas alguns dos muitos festivais e eventos culturais organizados um pouco por toda a Europa. Uma grande parte recebe fundos dos programas da UE para a cultura e os média, que ajudam a promover o diálogo intercultural e incentivam a mobilidade dos artistas e das obras de arte na Europa.

Descubra mais eventos na Associação dos Festivais Europeus Englishfrançais

Mais sobre os programas culturais e de conservação do património da UE DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis