Percurso de navegação

Prémios da UE para o património cultural - 04/06/2012

Paraschiva Kovacs, professora primária em Satu Mare, Roménia © EU

Os prémios para o património cultural de 2012 recompensam os projetos mais notáveis no domínio da conservação, do restauro e da investigação de locais históricos.

Paraschiva Kovacs Englishfrançais dedicou mais de quarenta anos da sua vida à catalogação e conservação dos tradicionais portões de madeira da região da Transilvânia (Roménia).

O seu trabalho, a par de 27 outros projetos, foi reconhecido pela UE no quadro dos seus prémios anuais Europa Nostra Englishfrançais , que recompensam a excelência na conservação do património cultural.

Além disso, este projeto é um dos seis projetos que receberam um «Grande Prémio» especial que recompensa os projetos mais notáveis de proteção do património. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em 1 de junho, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.

O júri descreveu Paraschiva Kovacs como um extraordinário exemplo para todas as pessoas modestas e dedicadas de toda a Europa que, com parcos recursos, conseguem aumentar a sensibilização para a importância de conservar o passado para bem do futuro.

Os outros vencedores do Grande Prémio de 2012 Englishfrançais são:

  • Edifício Averof, Atenas, Grécia Englishfrançais : uma das mais importantes obras do neoclassicismo europeu, que foi inteiramente recuperado e acolhe agora as instalações da escola de arquitetura da Universidade Técnica Nacional.
  • Alto-Forno Número 2, Sagunto, Espanha Englishfrançais : um legado da indústria do carvão e do aço da bacia mediterrânica, que foi recuperado e é agora um sítio educativo.
  • Poundstock Gildhouse (antigo centro paroquial de Poundstock), Bude, Reino Unido Englishfrançais : um edifício de princípios do século XVI, recuperado com base em técnicas tradicionais e que volta a ser aproveitado como centro paroquial.
  • Estudo arqueológico dos relevos com motivos botânicos da Ara Pacis (altar dedicado à paz), Roma, Itália Englishfrançais : o júri reconheceu o rigor da investigação interdisciplinar e a qualidade excecional da publicação. Graças ao texto bilingue (italiano e inglês), a obra pode ser lida e apreciada por um público mais vasto.
  • Programa educativo da Fundação Norueguesa do Património, Vågå, Noruega Englishfrançais : professores e alunos participaram na limpeza e na recuperação de pequenos marcos nas florestas.

O projeto português de restauro dos seis órgãos do Convento de Mafra Englishfrançais foi distinguido com um dos prémios na categoria «Conservação».

Em 2012, foi organizada pela primeira vez uma votação em linha com vista à atribuição de um «Prémio do Público». Este prémio foi atribuído ao projeto fortificações de Pamplona, Espanha Englishfrançais , um dos melhores exemplos de recuperação de uma cidadela europeia.

Os prémios contam com o apoio do Programa Cultura da UE, que já investiu, desde 2007, 30 milhões de euros no cofinanciamento de projetos consagrados ao património.

Prazo de candidatura para os próximos Prémios Europa Nostra: 1 de outubro de 2012.

Mais informações sobre o património cultural

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis