Percurso de navegação

Tem uma formação em tecnologias da informação? Há um emprego à sua espera - 26/03/2012

Descubra como conseguir um dos muitos empregos disponíveis no setor tecnológico em toda a Europa durante a Semana Europeia das Competências Digitais (26 a 30 de março).

O setor europeu das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem continuado a crescer, apesar da crise económica. Mas, embora nos últimos anos os seus efetivos tenham aumentado, desde 2005, o número de licenciados no domínio tem vindo a diminuir.

Ou seja, a Europa não está a formar trabalhadores com competências tecnológicas em quantidade suficiente para dar resposta à crescente procura de empregos neste setor. A Comissão prevê que, se esta situação se mantiver, em 2015, possa haver 700 000 postos de trabalho por preencher no setor das tecnologias da informação.

A Semana Europeia das Competências Digitais faz parte da estratégia da Comissão para incentivar os jovens a obterem a formação de que necessitam para encontrar um emprego neste setor de atividade e manter a competitividade da economia digital da UE.

Ao longo da semana, são organizados eventos em todos os países da UE, nomeadamente cursos de formação, jornadas de informação e conferências que colocarão em evidência as oportunidades disponíveis neste domínio.

Em Portugal, realiza-se hoje uma conferência que assinala o início desta semana.

No Reino Unido, está prevista uma série de eventos promocionais que inclui a realização de uma feira profissional em Glasgow, a 29 de março. Também hoje, em Dublin, intervenções de dirigentes do setor visam motivar os jovens a adquirirem competências no domínio das TIC.

Nos Países Baixos, serão levadas a cabo ações de sensibilização para carreiras tecnológicas, com a visita de representantes do setor a escolas e um concurso com vista à criação de software.

Mesmo após a semana das competências digitais, os jovens continuarão a ter oportunidades para dar a conhecer o seu talento através do concurso do Projeto Paixão, podendo apresentar os seus trabalhos até 30 de junho.

Todos precisamos de algumas competências tecnológicas

Fora do setor das tecnologias da informação, também são necessários conhecimentos informáticos e tecnológicos para muitos empregos diferentes. Até 2015, 90 % de todos os postos de trabalho deverão exigir um certo nível de competências informáticas.

A estratégia de longo prazo da Comissão para satisfazer a procura inclui o apoio a formação especializada e a criação de um portal na Internet sobre competências digitais e carreiras profissionais English .

Os governos da UE também aceitaram o desafio, concebendo programas de formação em competências digitais em parceria com empresas do setor das TIC.

O setor das TIC representa 5 % do PIB da Europa e gera anualmente 660 000 milhões de euros.

Siga a Semana Europeia das Competências Digitais no Facebook English ou no Twitter

Mais sobre a política da UE em matéria das tecnologias de informação

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis