Percurso de navegação

Artistas europeus vão a votos - 03/11/2011

Cartaz que apela a votar para o «Prémio do Público » – European Border Breakers Awards 2012

Já são conhecidos os dez vencedores dos prémios EBBA 2012. Cabe agora ao público escolher o seu artista favorito.

Os "European Border Breakers Awards" (EBBA) recompensam cantores e grupos europeus de música pop, rock, soul ou electrónica, cujo primeiro álbum tenha conquistado um vasto público além-fronteiras. Os vencedores são seleccionados com base nas vendas, na frequência de difusão da sua música e nos votos expressos em estações de rádio e festivais europeus.

Os dez vencedores da edição de 2012 são: Elektro Guzzi (Áustria), Selah Sue (Bélgica), Agnes Obel (Dinamarca), Ben l'Oncle Soul (França), Boy (Alemanha), James Vincent McMorrow (Irlanda), Afrojack (Países Baixos), Alexandra Stan (Roménia), Swedish House Mafia (Suécia) e Anna Calvi (Reino Unido).

Entre os vencedores de edições anteriores encontra-se o grupo português Buraka Som Sistema, bem como artistas actualmente de renome como Damien Rice, Carla Bruni, Gabriel Rios e Adele.

A cerimóna de entrega dos prémios realizar-se-á em 11 de Janeiro próximo e será transmitida em diferido pelos canais de televisão e estações de rádio de toda a Europa.

Cabe ao público a última palavra com a escolha do seu artista ou grupo favorito. A votação em linha English decorrerá de 1 de Novembro a 31 de Dezembro, período durante o qual se procederá também à distribuição dos convites para a cerimónia de entrega dos prémios. No ano passado, o vencedor do prémio especial do público foi o grupo alemão The Baseballs, conhecido pelas suas interpretações de temas actuais em estilo Rock & Roll.

A cerimónia terá lugar nos Países Baixos, no âmbito do festival Eurosonic Noorderslag, verdadeira vitrine da indústria musical europeia, que reúne cerca de 300 artistas e milhares de profissionais. Saint Lu, Zaz e Stromae, vencedores da edição de 2011, já confirmaram a sua presença.

Os prémios EBBA, financiados pelo programa Cultura da União Europeia, vão na nona edição e constituem a prova de que existe um verdadeiro mercado musical à escala europeia, bem como um incentivo à «exportação» de jovens artistas.

Programa Cultura da União Europeia DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis