Percurso de navegação

O património europeu em festa - 15/09/2011

Logótipo das Jornadas Europeias do Património © UE

As jornadas europeias do património são o evento cultural deste início de Outono. Em cinquenta países, milhares de sítios e monumentos abrem as suas portas dando aos europeus uma oportunidade rara de apreciarem e celebrarem o seu património comum.

Estas jornadas permitem descobrir de outro ângulo lugares familiares, tais como edifícios públicos ou museus, mas também locais mais insólitos especialmente abertos para a ocasião: casas particulares, quintas, fábricas, etc.

O património cultural é um elemento essencial da nossa diversidade cultural e da nossa história comum. Com esta manifestação anual pretende-se, antes de mais, sensibilizar os europeus para a riqueza do seu património.

Organizadas conjuntamente pela União Europeia e o Conselho da Europa desde 1999, as Jornadas Europeias do Património têm registado um êxito crescente. Anualmente, cerca de 30 000 sítios atraem mais de 20 milhões de visitantes.

No contexto das jornadas, são propostos circuitos temáticos, demonstrações práticas, concertos ou representações teatrais, bem como um concurso de fotografia English, que recompensará as mais belas imagens do património europeu. Não lhe faltarão pretextos para redescobrir o seu bairro, a sua cidade ou a sua região!

Os temas e as datas dos eventos são fixados por cada um dos 50 países participantes. Em Portugal, o tema das jornadas de 2011 é «património e paisagem urbana». O objectivo é sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características dos aglomerados urbanos. Inúmeras visitas guiadas, debates, circuitos temáticos, exposições, ateliês, etc., são organizados um pouco por todo o país .

As Jornadas Europeias do Património constituem também uma oportunidade para responsáveis políticos e especialistas do património se reunirem e trocarem ideias. O fórum de 2011 terá lugar na Polónia de 10 a 12 de Outubro e debruçar-se-á sobre o valor do património cultural para a economia europeia, nomeadamente em período de crise.

Jornadas Europeias do Património: eventos por país Englishfrançais

Mais informações sobre o apoio da UE à cultura DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis