Percurso de navegação

A Europa em festa - 01/08/2011

Público ouve dois guitarristas no palco © UE

Da música clássica e moderna, ao teatro, à fotografia e às marionetas, o Verão na Europa é uma época de festivais, que dão a oportunidade de ficar a conhecer as melhores ofertas culturais do velho continente.

Em Torroella de Montgrí, em Espanha, Agosto começa com a celebração da rica tradição musical catalã, que se prolonga por todo o mês com um programa de concertos de música clássica Englishespañol .

Ainda em Espanha, o festival internacional de arte e cultura de Santander oscila entre tradição e vanguarda, com música, dança, teatro e recitais durante todo o mês de Agosto.

Os amantes de dança contemporânea podem deslocar-se a Viena, na Áustria, onde até 14 de Agosto tem lugar o ImPulsTanz DeutschEnglish , o maior festival europeu consagrado a este tipo de dança.

Entretanto, em Liubliana, a capital da Eslovénia, exposições de arte e espectáculos de música, dança e teatro de rua sucedem-se ao longo de dois meses, com uma programação Englishslovenščina que se prolonga até 7 de Setembro. O público pode deleitar-se com a interpretação das obras de Listz numa noite e, alguns dias depois, mudar totalmente de género e assistir ao musical rock Hair.

No norte de Portugal, o já tradicional festival de Paredes de Coura arranca oficialmente no dia 17 de Agosto, com uma série de concertos principalmente dirigidos aos jovens.

Se estiver na Bélgica, dê um salto ao festival de música clássica français da Valónia, que decorre em várias cidades desta região até 18 de Outubro.

Quem gosta de fotografia não deve perder a oportunidade de ver os milhares de imagens expostas durante o festival anual de fotografia Englishfrançais de Arles, em França, que decorre até 18 de Setembro.

Caso prefira uma experiência mais intelectual, o festival de filosofia italiano de Modena, em Itália, reúne pensadores de craveira internacional de todo o mundo em 200 eventos organizados ao longo de três dias nesta cidade italiana, entre 16 e 18 de Setembro.

Como seria de esperar, as marionetas são a principal atracção do festival mundial anual do teatro de marionetas français de Charleville Mézières, em França, que este ano tem lugar entre 16 e 25 de Setembro.

Capitais da cultura

As capitais europeias da cultura DeutschEnglishfrançais de 2011, Talin, na Estónia, e Turku, na Finlândia, têm um calendário repleto de eventos.

Em Talin, as comemorações põem em destaque o património medieval e o passado marítimo da cidade, enquanto que, em Turku, o programa se concentra na importância da cultura para o bem-estar e o ambiente.

Apoiar a cultura

Estes são apenas alguns dos muitos festivais e eventos culturais organizados um pouco por toda a Europa. Uma grande parte recebe fundos dos programas da UE para a cultura e os média, que ajudam a promover o diálogo intercultural e incentivam a mobilidade dos artistas e das obras de arte na Europa.

Descubra mais eventos na Associação dos Festivais Europeus Englishfrançais
Mais sobre os programas culturais e de conservação do património da UE DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis