Percurso de navegação

Prémio para a nova arquitectura europeia - 18/04/2011

Neues Museum de Berlim ganha o prémio Mies van der Rohe 2011 de arquitectura contemporânea.

O trabalho de David Chipperfield de renovação de um emblemático edifício oitocentista da capital alemã foi descrito pelo presidente do júri como um «feito extraordinário». O arquitecto britânico e a sua equipa combinaram novos elementos com os já existentes a fim de devolver ao local, fortemente danificado durante a Segunda Guerra Mundial, a sua antiga glória. O prémio de 60 000 euros será entregue durante uma cerimónia a realizar em Barcelona a 20 de Junho.

O prémio bienal de arquitectura contemporânea da UE, também conhecido por prémio Mies van der Rohe, foi lançado em 1987 para recompensar a excelência e incentivar os novos talentos na arquitectura. Podem participar no concurso trabalhos com menos de dois anos que contribuam para a vida da cidade, desde residências privadas até projectos de infra-estruturas em grande escala.

O Neues Museum English encontrava-se entre as 343 obras de 33 países europeus apresentadas a concurso por profissionais do sector. Os outros cinco finalistas foram o Teatro para Jovens Bronks (Bruxelas), o Museu Nacional das Artes do Século XXI (Roma), o Concert House Danish Radio (Copenhaga), o Museu da Acrópole (Atenas) e o Centro de Reabilitação Groot Klimmendaal em Arnhem, nos Países Baixos.

A Casa Collage English , um projecto de urbanização em Girona, Espanha, ganhou o prémio «Revelação». Os seus autores, Ramon Bosch e Bet Capdeferro, receberão em conjunto 20 000 euros.

Entre os vencedores de edições anteriores do prémio encontram-se a agência do Banco Borges e Irmão em Vila do Conde, da autoria de Siza Vieira (1988) e a Biblioteca Nacional em Paris, projecto de Dominique Perrault (1996).

A arquitectura contribui significativamente para a indústria cultural e criativa europeia, dando emprego a cerca de 8,5 milhões de pessoas e representando 4,5% do produto interno bruto da UE. Com um orçamento total de 400 milhões de euros para o período de 2007-2013, o programa «Cultura» da UE apoia projectos em colaboração no domínio da arquitectura e do património cultural.

Mais informações sobre o prémio de arquitectura da UE DeutschEnglishfrançais

Programa «Cultura» da UE DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis