Ferramentas de acessibilidade
Ferramentas de serviço
Selecção de línguas
Percurso de navegação

A Comissão apresenta o seu novo programa MEDIA Mundus no Festival de Cinema de Berlim (10-20 de Fevereiro), onde serão projectados 22 filmes co-financiados pela União Europeia.
O que têm em comum os filmes "La vie en rose", "Quem Quer Ser Bilionário" e "Os Falsificadores"? Os três são europeus, tiveram um grande sucesso, ganharam óscares... e receberam financiamento da UE.
A UE concede um apoio considerável ao cinema europeu: 755 milhões de euros durante o período 2007-2013 através do programa MEDIA ![]()
. O objectivo é estender agora esse apoio para além das fronteiras europeias através do novo programa MEDIA Mundus ![]()
![]()
, destinado a incentivar a cooperação internacional no sector audiovisual.
Com um orçamento de 15 milhões de euros para um período de três anos, o MEDIA Mundus tem por objectivo abrir os mercados internacionais ao cinema europeu, melhorando simultaneamente a distribuição e a difusão dos filmes europeus a nível mundial e dos filmes estrangeiros na Europa. O objectivo é ambicioso: trata-se de alargar as possibilidades de escolha dos espectadores, promover a diversidade cultural e aumentar a competitividade da indústria audiovisual europeia.
O novo programa europeu visa também ajudar os profissionais, tanto na UE como no resto do mundo, a tirar partido das oportunidades decorrentes das inovações tecnológicas (tais como o cinema digital, o vídeo a pedido e a televisão pela Internet) que estimulam a procura de conteúdos audiovisuais.
Outro dos objectivos do MEDIA Mundus é financiar projectos que facilitem o desenvolvimento de redes internacionais de profissionais. A Comissária europeia responsável pela Educação e Cultura apresentou no Festival de Cinema de Berlim
uma primeira selecção de 34 projectos.
Entre os projectos seleccionados figuram os projectos PUENTES, que organiza grupos de trabalho para promover a cooperação entre produtores europeus e sul-americanos, e TAP, que propõe acções de formação para produtores de filmes independentes europeus, canadianos e americanos.
Cada um dos projectos seleccionados recebeu entre 14 000 e 1 milhão de euros. No segundo semestre de 2011 será lançado um novo convite à apresentação de propostas.