Percurso de navegação

Talin e Turku - Capitais europeias da cultura em 2011 - 11/01/2011

Estas duas cidades portuárias, ricas em história, dão início às festividades comemorando o seu património cultural com o resto do mundo.

Após Essen (Alemanha), Pécs (Hungria) e Istambul (Turquia), chega a vez de Talin, capital da Estónia, e Turku, cidade costeira finlandesa, ostentarem o título de capitais europeias da cultura. Ambas as cidades têm previstos inúmeros eventos culturais, repartidos ao longo do ano, que deverão atrair milhões de visitantes.

Lançada já há 26 anos, a iniciativa das capitais europeias da cultura tornou-se uma das iniciativas culturais mais emblemáticas da UE. As capitais são escolhidas com base num programa das manifestações culturais a organizar durante o ano, que devem colocar em destaque a sua identidade europeia e implicar o envolvimento directo dos cidadãos. Os programas devem igualmente prever investimentos públicos de grande escala. Cada uma das cidades seleccionadas recebe 1 500 000 euros da UE.

O objectivo do programa de Talin é tornar a cidade mais criativa e orientada para a cultura, acentuando a sua herança medieval e o seu passado marítimo. Durante o ano serão lançados vários projectos de construção que passam, por exemplo, pela reabilitação de centros culturais. De entre as manifestações previstas, destacam-se as «Jornadas marítimas de Talin», o maior evento familiar gratuito na Estónia, e um mega-concerto de música rock em comemoração da independência do país.

O programa de Turku concentra-se na importância da cultura para o bem-estar e o ambiente. Esta cidade da costa sudoeste da Finlândia vai lançar projectos que incluem a criação de programas culturais para o bem-estar nas escolas e nos lares de terceira idade. Outros projectos abordarão temas como a vocação marítima da cidade e explorarão aspectos relacionados com a mente, a pessoa e a identidade.

As duas cidades irão também colaborar na organização de algumas iniciativas comuns durante o ano, que colocarão em destaque a sua proximidade geográfica e afinidade étnica, chamando, em particular, a atenção para os problemas de poluição que afectam a região do Mar Báltico.

Talin deu início às festividades culturais na noite de Ano Novo com uma cerimónia de abertura que incluiu um concerto ao ar livre e um espectacular fogo de artificio. Em Turku, as comemorações começam a 15 de Janeiro com três dias de eventos, dos quais se destaca um grande espectáculo ao ar livre nas margens do rio Aura.

Mais sobre as capitais europeias da cultura DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis