Percurso de navegação

Viagem pelos festivais europeus - 30/07/2010

Dois bailarinos em palco © UE

O Verão está de volta e com ele chegaram também os festivais. Há manifestações culturais organizadas por toda a Europa; é portanto a ocasião de descobrir uma série de artistas e locais de excepção.

Uma viagem pela Europa dos festivais poderia começar no sul de França, em Avinhão: a cidade organiza anualmente, em Julho, um grande festival de teatro Englishfrançais que acolhe cerca de 40 espectáculos. O principal palco do festival, o pátio de honra do Palácio dos Papas, apresenta este ano o "Ricardo II" de Shakespeare.

Ainda em Julho, a cidade de Florença propõe aos amadores de música sinfónica o Festival internacional das jovens orquestras English . Associado ao festival de Riga e às "Floraisons Musicales" da Provença, este evento recebeu jovens músicos vindos de sete países europeus, no âmbito do projecto European Festival Experience financiado pela Comissão Europeia.

No mesmo período, há uma alternativa interessante na costa atlântica. O Festival do Estoril reúne intérpretes, compositores, professores, orquestras e público em geral para uma série de concertos, master classes, concursos, encontros e conferências que fazem desta estância de veraneio perto de Lisboa uma paragem obrigatória dos melómanos europeus.

Capital europeia da cultura, Pécs DeutschEnglishmagyar (Hungria) encerrará a 31 de Julho a sua semana internacional da cultura com um concerto ao ar livre de Goran Bregovic. De Budapeste, os espectadores poderão fazer o percurso até Pécs num comboio antigo, que liga as duas cidades.

Os amadores de festivais não deixarão depois de fazer uma escala em Viena, onde tem lugar até 15 de Agosto o maior festival europeu de dança contemporânea DeutschEnglish .

Por fim, poderão ir até à Alemanha, para descobrir a região do Ruhr, igualmente capital europeia da cultura. O rio Emscher, que já foi o rio mais poluído do país, é hoje objecto do maior projecto de revitalização de que há memória. Até Setembro, os visitantes são convidados a descobrir a zona de intervenção na ilha do rio Emscher, decorada com esculturas, instalações e projectos insólitos realizados por 40 artistas.

Os programas Cultura e Média da Comissão Europeia financiam muitos destes eventos estivais, incentivando assim a circulação das obras, o diálogo intercultural e a mobilidade dos profissionais destes sectores em toda a UE.

As festividades prolongam-se por todo o Verão, havendo numerosas manifestações culturais por descobrir em toda a Europa.

 

Mais sobre a política cultural europeia DeutschEnglishfrançais

European Festivals Association Englishfrançais - descubra um festival perto de si

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis