Percurso de navegação

Cinema europeu marca presença em Cannes - 17/05/2010

Logótipo do programa MEDIA © EU

Seis filmes financiados pela UE candidatos à Palma de Ouro.

Dos vinte filmes financiados pela UE e seleccionados para o Festival de Cannes deste ano, seis são candidatos à Palma de Ouro.

«Uma vez mais verifico com grande satisfação a forte presença dos filmes europeus em Cannes», afirmou a Comissária da Cultura Androulla Vassiliou. «Congratulo-me também pela participação do programa MEDIA para este sucesso.»

Desde 2000, o programa MEDIA da UE contribuiu para que oito filmes europeus ganhassem a Palma de Ouro. Vários filmes financiados pelo programa MEDIA também ganharam Óscares, nomeadamente o filme "Quem Quer Ser Bilionário?".

Criado em 1990, o programa MEDIA dispõe de um orçamento de 755 milhões de euros para o período 2007-2013. O objectivo é apoiar a indústria audiovisual na Europa e garantir uma melhor distribuição dos filmes europeus fora da UE. Para esse efeito, 65% das verbas destinar-se-ão à distribuição e à promoção. Em contrapartida, o programa não financia a produção de filmes propriamente dita.

A partir do próximo ano, o apoio da UE será alargado a todo o mundo com o lançamento de um programa de cooperação audiovisual DeutschEnglishfrançais para criar laços culturais e comerciais entre os cineastas dentro e fora da União. Criar-se-ão assim novas oportunidades de negócio no sector e será oferecida uma maior escolha aos espectadores de todo o mundo.

Nas edições mais recentes do Festival de Cannes, os profissionais da indústria cinematográfica debateram com os responsáveis políticos a evolução do sector e as prioridades de financiamento. Este ano, a Comissária Vassiliou presidirá ao encontro e anunciará o vencedor do Prémio de Talento Europeu 2010, um concurso anual em que participam projectos financiados pelo programa, destinado a recompensar o filme com o melhor tema europeu.

Dos seis filmes financiados pela UE e candidatos à Palma de Ouro deste ano, três são franceses: "Tournée," "Des hommes et des Dieux" e "La Princesse de Montpensier," de Mathieu Amalric, Xavier Beauvois e Bertrand Tavernier respectivamente.

Os outros três filmes são: "Schastye moe" de Sergei Loznitsa (Ucrânia), "Certified Copy" de Abbas Kiarostami (Irão) e "Szelid teremtes - a Frankenstein terv" de Kornél Mundruczó (Hungria).

Festival de Cinema de Cannes: sítio oficial

Sítio Web de Androulla Vassiliou Deutsch (de) ελληνικά (el) English (en) français (fr)

Política audiovisual da UE

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis