Percurso de navegação

Que a festa comece! - 07/01/2010

Mesquita Azul, Istambul © EU

Essen, Pécs e Istambul comemoram o início do seu ano enquanto capitais europeias de cultura

Três cidades europeias preparam-se para dar início a um ano de eventos culturais, com exposições, música e teatro. As cidades escolhidas para capitais europeias da cultura este ano são Essen e a região do Ruhr na Alemanha, Pécs no sul da Hungria e Istambul na Turquia. Após Linz na Áustria e Vilnius na Lituânia, é agora a vez destas cidades apresentarem um programa repleto de eventos que deverão atrair dezenas de milhares de visitantes.

Este ano assinala-se o 25.º aniversário do programa das «Capitais da cultura» da UE. Os eventos devem reflectir a personalidade europeia da cidade e contar com a participação dos seus residentes. Além disso, devem promover o desenvolvimento global da cidade. Para o efeito, cada «capital» recebe um milhão e meio de euros em fundos da UE.

Os organizadores do programa do Ruhr esperam contribuir para a redinamização desta área densamente urbanizada no oeste da Alemanha, onde vivem mais de sete milhões de pessoas. Há um século, o Ruhr era a maior região industrial da Europa, com inúmeras minas de carvão e siderurgias. Hoje em dia, as fábricas desafectadas, os fornos e os canais industriais estão a ser transformados em museus e atracções turísticas.

Istambul foi sempre uma encruzilhada para a civilização europeia e uma ponte entre a Europa e a Ásia. A Turquia (candidata à adesão da UE) não é o primeiro país não comunitário a organizar o evento, pois já em 2008 foi organizado pela cidade norueguesa de Stavanger.

A meio caminho entre Essen e Istambul, a cidade húngara de Pécs está a apostar na riqueza do seu património multicultural. Ponto de passagem histórico para os comerciantes e os exércitos que atravessavam a Europa, esta cidade de 150 000 habitantes espera estabelecer laços com os países vizinhos, especialmente os balcânicos, para se tornar no centro cultural da região.

Essen e Pécs dão início aos seus programas culturais este fim-de-semana. Na Alemanha, os vestígios do vasto complexo mineiro Zollverein, que agora faz parte do património mundial da UNESCO, constituem um palco fora do vulgar. A cerimónia de abertura no centro de Pécs irá ser animada por actores e marionetes com trajes de época, ao som de música composta por Róbert Erdész, teclista da banda internacionalmente famosa Solaris.

Em Istambul, o lançamento do programa cultural ocorrerá no fim-de-semana seguinte.

Mais sobre as capitais europeias da cultura DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis