Percurso de navegação

Aluno distraído numa aula © CE

Inquérito da OCDE mostra que os professores estão desmotivados e que passam 13% do tempo de aula a impor a disciplina.

Com as férias de Verão a chegar ao fim, alunos e professores preparam-se para enfrentar um novo ano lectivo.

A OCDE Englishfrançais acaba de publicar os resultados de um inquérito internacional Englishfrançais sobre o ensino e a aprendizagem realizado em 23 países, 15 dos quais são membros da União Europeia.

O inquérito foi financiado pela UE com o objectivo de facultar às entidades competentes em matéria de educação um quadro mais claro do que deveria ser feito em apoio dos cerca de 6,25 milhões de professores que conta a UE.

Contrariamente aos estudos anteriores da OCDE, que avaliavam o desempenho dos alunos, este inquérito diz respeito aos professores e directores de estabelecimentos de ensino. Os resultados permitiram comparar, pela primeira vez, o clima de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores à escala internacional.

Três em cada quatro professores afirmam carecer de incentivos para melhorar a qualidade do seu ensino e o mau comportamento dos alunos perturba o desenrolar das aulas no caso de três em cada cinco escolas. Os professores irlandeses, portugueses, espanhóis e italianos lamentam que o seu trabalho não seja sistematicamente avaliado ou objecto de uma apreciação. Este inquérito revela a necessidade de reconhecer e recompensar os bons professores por parte das entidades competentes.

Todos os países que participaram no inquérito parecem ter falta de professores qualificados. Mas os números variam consideravelmente consoante os países, desde a Polónia, onde a escassez de professores afecta 12% das escolas, até à Turquia, onde 78% das escolas carecem de professores.

Os resultados do inquérito sugerem que os responsáveis pela organização dos sistemas de ensino poderiam ajudar mais eficazmente os professores e os alunos se dessem mais atenção aos resultados da aprendizagem em detrimento dos programas.

Formação dos professores na UE English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis