Percurso de navegação

As ideias fazem a Europa avançar - 14/04/2009

Logótipo da iniciativa Primavera da Europa 2009 © EC

Políticos europeus visitarão escolas de toda a UE no âmbito da iniciativa Primavera da Europa 2009

Inseridos na iniciativa Primavera da Europa 2009, terão lugar em escolas de toda a Europa debates e concursos em torno do tema da União Europeia (UE). Esta iniciativa conta com a participação de Comissários Europeus e de deputados do Parlamento Europeu, que visitarão escolas e responderão a perguntas durante conversas em linha.

Um dos principais acontecimentos da Primavera da Europa 2009 é o «regresso à escola» de personalidades públicas para debater temas europeus com os alunos. A lista dos potenciais convidados inclui deputados do Parlamento Europeu, Comissários da UE, professores universitários e representantes de autoridades nacionais e regionais. Mas a última palavra cabe aos alunos: são estes que decidirão quem será convidado e que enviarão os correspondentes convites.

Os artigos da Revista da Primavera da Europa English , já em linha, constituem um bom ponto de partida para encontrar temas para os debates. Artigos recentes, escritos por estudantes dos 10 aos 20 anos, incidem, por exemplo, no impacto do novo plano tecnológico para as escolas do governo português e nas definições de criatividade e inovação, o tema do Ano Europeu de 2009 English .

A Primavera da Europa é um acontecimento anual no qual podem partcipar todas as escolas da UE e não só. Após a sua inscrição, as escolas têm acesso às actividades, concursos, instrumentos e serviços do portal Web da iniciativa. Podem igualmente comunicar com escolas de toda a Europa para trocar ideias e ficar a saber mais sobre outras culturas.

A Primavera da Europa é organizada pela European Schoolnet, uma rede de 31 ministérios da educação europeus, e financiada pela UE.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis