Percurso de navegação

Jovem tripulação larga amarras - 31/10/2008

Jovens a esfregar o convés de um navio © EC

Jovens de nove países aprendem a navegar e trabalhar em equipa graças ao programa "Juventude em Acção" da UE

Vindos de nove países europeus, estes jovens têm pelo menos uma coisa em comum - todos sabem nadar.

Os 52 jovens reunidos durante seis dias a bordo do navio português Creoula puseram à prova não só as suas qualidades de marinheiros, mas também a sua capacidade de integração, tolerância e espírito de equipa.

Este foi um dos 33 projectos English em concurso durante a Semana Europeia da Juventude (2 a 9 de Novembro). Integrados no programa «Juventude em Acção» English , os projectos visam promover o respeito e a tolerância entre as culturas.

Algo melhor para tanto do que reunir a bordo de um navio pessoas de diferentes nacionalidades e horizontes?

"A vida a bordo de um navio tem características únicas: trata-se de viver em conjunto num espaço limitado, em que cada um desempenha um papel importante na vida diária do grupo" afirma Alexandre Jacinto, responsável da H20, a associação portuguesa que organizou a viagem. E, tendo servido na marinha, sabe do que está a falar.

Os participantes vinham de Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Letónia, Estónia, Bulgária, Polónia e Roménia. Depois de cinco dias de formação em terra, o Creoula partiu de Lisboa em 18 de Setembro de 2007. Como todas as tripulações, os jovens tiveram de lavar o convés, preparar as refeições, fazer nós e aprender a velejar.

Os projectos são apenas um dos tempos fortes da Semana Europeia da Juventude English , que visa promover o espírito cívico entre a juventude. As actividades decorrem em cidades de toda a Europa na semana de 2 a 9 de Novembro e incluem debates, leituras, concertos, festivais e exposições.

A semana assinala ainda o 20.º aniversário dos programas de juventude da UE. Mais de um milhão e meio de jovens participaram em programas como o Serviço Voluntário Europeu English , graças ao qual adquiriram novas competências e enriqueceram a sua experiência intercultural.

Programas de juventude da UE - queres participar? English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis