Percurso de navegação

Cinema europeu em destaque no Festival de Cannes - 19/05/2008

A Ministra da Cultura francesa, Christine Albanel, o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e a Comissária dos média, Viviane Reding.

O Festival de Cannes de 2008 atesta o êxito cada vez maior dos filmes financiados pela UE no mundo inteiro.

Catorze filmes co-financiados pelo Programa MEDIA Englishfrançais foram seleccionados para a 61ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes. O programa MEDIA da UE financia projectos audiovisuais europeus, promovendo a diversidade cultural europeia através do cinema.

As produções financiadas pela UE são frequentemente seleccionadas para festivais de cinema, sendo vistas por milhões de pessoas ao longo dos anos.

Todavia, os realizadores europeus enfrentam grandes desafios quer a nível internacional quer nos seus próprios países. No dia 19 de Maio, durante o sexto “Dia da Europa Englishfrançais” organizado no âmbito do Festival de Cannes, representantes da UE debaterão com vários ministros responsáveis pelo cinema e produtores europeus a forma de fomentar a cooperação internacional no sector do audiovisual.

O objectivo é estender a circulação do conteúdo a outras partes do mundo e colaborar mais estreitamente com as indústrias cinematográficas de países terceiros. Este tipo de parcerias cinematográficas contribuirão para a produção e distribuição de filmes europeus.

A selecção de filmes do Festival de Cannes do ano passado incluía onze filmes financiados pelo programa MEDIA da UE. E, no princípio do ano, vários filmes financiados pela UE – tais como, Os Falsificadores e La Vie en Rose– foram premiados nos Óscares.

Os catorze filmes que beneficiaram de financiamento da UE presentes na edição de 2008 do Festival de Cannes são: Gomorra, Delta, La frontière de l’Aube, Le silence de Lorna, The Palermo Shooting, Sangue pazzo, Entre les murs, Tulpan, Eldorado, Elève libre, Salamandra, Les bureaux de Dieu, Better things e Home.

Sítio Web do Festival de Cannes Englishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis