Percurso de navegação

O seu diploma é reconhecido em toda a União Europeia - 23/04/2008

Finalista com diploma

De Dublim a Helsínquia, o seu diploma é reconhecido automaticamente graças a um novo sistema de equivalências.

Com o quadro europeu de qualificações (QEQ) será mais fácil comparar as qualificações obtidas no quadro de diferentes sistemas de ensino. Um diploma obtido num Estado-Membro terá assim equivalência nos outros Estados-Membros. Quais são as vantagens desta medida? Passa a ser mais fácil trabalhar no estrangeiro e continuar a sua aprendizagem ao longo da vida DeutschEnglishfrançais.

«Os cidadãos europeus deparam-se demasiadas vezes com obstáculos quando tentam estudar ou trabalhar noutro país» declarou o Comissário da educação e formação DeutschEnglishespañolfrançaisitaliano, Ján Figel’, congratulando‑se com a nova medida.

O QEQ concentra‑se nos conhecimentos de que as pessoas dispõem e na forma de os aplicarem, abrangendo o ensino para adultos, a formação profissional e o ensino superior. Por outro lado, está a levar muitos Estados-Membros a desenvolver quadros de qualificações nacionais.

Os países da EU são agora incentivados a registar, até 2010, os seus quadros de qualificações nacionais no QEQ. O objectivo é que todos os novos diplomas emitidos a nível do ensino pós‑secundário remetam, a partir de 2012, para um dos níveis de qualificação do QEQ.

Mais sobre o Quadro Europeu de Qualificações English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis