Percurso de navegação

Será mesmo só um jogo? - 22/04/2008

Símbolos visuais usados para indicar violência, linguagem grosseira, imagens assustadoras, sexo, drogas, conteúdo discriminatório e jogos de azar

Numa altura em que a opinião pública se mostra cada vez mais preocupada com a possibilidade da existência de uma relação directa entre jogos de vídeo e comportamentos agressivos, a UE insta os fabricantes de jogos de computador a estabelecerem um sistema eficaz de classificação.

Há alguma ligação entre os jogos de vídeo mais explicitamente violentos e incidentes como o tiroteio numa escola finlandesa em Novembro de 2007? Sim, respondem alguns países que proibiram ou bloquearam a venda de jogos de vídeo como "Manhunt 2". Que pensar da generalização da violência nas ruas ou do que parece ser uma vaga de agressões com arma branca? Embora haja quem defenda que não foi demonstrada qualquer relação entre esses incidentes e os jogos de vídeo, os europeus têm as suas dúvidas. Seja como for, os pais devem saber com que tipo de jogos de vídeo se distraem os seus filhos.

A União Europeia quer ver introduzido, no prazo de dois anos, um código de conduta sobre a venda de jogos de vídeo a menores, acompanhado de um sistema pan-europeu de classificação transparente e eficaz.

As vendas do sector europeu dos jogos devem atingir o valor de 7,3 mil milhões de euros em 2008. A Comissária dos meios de comunicação, Viviane Reding, manifestou a sua satisfação pelo êxito das vendas, mas considera que tal aumenta a responsabilidade da indústria. O sistema pan-europeu de classificação etária (PEGI) constitui, segundo ela, um primeiro passo importante.

O sistema PEGI é actualmente aplicado por 20 países, mas o objectivo é impô-lo em todos os Estados‑Membros. “A nossa mensagem é clara: a indústria e as autoridades nacionais devem ir mais longe por forma a assegurar que os pais possam tomar as decisões correctas para eles próprios e para os seus filhos” acrescentou Meglena Kuneva, Comissária da protecção dos consumidores.

O que é necessário fazer?

  • A indústria dos jogos de vídeo deve melhorar periodicamente os sistemas PEGI e PEGI online e dar-lhes maior difusão;
  • Os Estados‑Membros devem integrar PEGI nos seus próprios sistemas de classificação e garantir a sua divulgação;
  • Importa procurar novos sistemas de controlo da idade dos compradores;
  • Deve ser introduzido um código de conduta europeu para a venda de jogos de vídeo a menores.

Estas medidas devem ser tomadas rapidamente: os jogos de vídeo estão cada vez mais acessíveis através da Internet ou dos telemóveis, modos de telecarregamento que deverão representar 33% das vendas até 2010. Actualmente, as receitas do sector europeu dos jogos de vídeo correspondem já a metade das receitas do mercado da música e excedem as das vendas de bilhetes de cinema na Europa.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis