Percurso de navegação

Uma economia altamente qualificada - 27/02/2008

Homem de idade participando num curso de informática

Segundo um relatório da União Europeia, um mercado de trabalho em expansão requer uma mão‑de‑obra cada vez mais qualificada.

Nos próximos oito anos, a economia europeia deverá criar cerca de 13 milhões de novos postos de trabalho, sobretudo em áreas baseadas no conhecimento. As necessidades de uma mão‑de‑obra altamente qualificada serão cada vez mais prementes.

Esta é a principal conclusão das primeiras previsões europeias sobre as necessidades de qualificações publicadas pelo  CEDEFOP - Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional English, que procurou determinar quais são as qualificações e competências importantes para que os trabalhadores europeus continuem a ser competitivos.

Este estudo confirma que a economia dos países europeus tem vindo a abandonar progressivamente a agricultura e a produção industrial em benefício dos sectores baseados no conhecimento. Segundo as previsões, até 2015, cerca de 30% dos postos de trabalho exigirão um nível de qualificação elevado ou, por outras palavras, um nível universitário. Muitos dos postos de trabalho de baixo nível exigirão mesmo mais do que qualificações elementares. Já hoje, cerca de 80 milhões de pessoas realizam um trabalho não manual e altamente qualificado, o que representa aproximadamente 38 % da população activa da União Europeia (210 milhões de pessoas).

Para não perderem o comboio, os trabalhadores têm de ter uma formação permanente. As estratégias de aprendizagem ao longo da vida DeutschEnglishespañolfrançaisitaliano serão essenciais. Como indicou o Comissário responsável da educação DeutschEnglishespañolfrançaisitaliano, Ján Figel’: «A economia mundial está em constante mutação, tal como as qualificações necessárias no mercado de trabalho.»

Estas previsões dão uma ideia mais precisa das áreas em que irão provavelmente surgir os défices de qualificações. As informações disponibilizadas poderão ajudar os jovens e os menos jovens a identificarem as suas necessidades de formação DeutschEnglishespañolfrançaisitaliano e de aprendizagem para prepararem adequadamente as suas carreiras futuras .

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis