Percurso de navegação

Rumo ao Norte em 2008! - 07/01/2008

Paul McCartney e Ringo Starr

Depois da cidade do Luxemburgo e de Sibiu (Roménia), Liverpool (Reino Unido) e Stavanger (Noruega) serão as novas capitais europeias da cultura.

As capitais europeias da cultura Englishfrançais de 2008, Liverpool English, a metrópole da música, e Stavanger English, a cidade dos festivais, prepararam um programa ambicioso.

«Open port», o programa apresentado pela cidade de Stavanger, prevê eventos relacionados com a arquitectura, a literatura e a música, bem como com as artes visuais, e reúne artistas de todos os horizontes quer de reputação nacional quer internacional. Defendendo a abertura e a liberdade de expressão, Stavanger 2008 pretende ser acessível a todos os públicos.

Por seu lado, Liverpool organizará cerca de 350 eventos English, na sua maioria gratuitos, que envolverão a arte, a arquitectura, a dança, o cinema, a gastronomia e o teatro. Liverpool 2008 deverá atrair um milhão de pessoas provenientes de sessenta países de todo o mundo.

O encontro já está marcado para 12 de Janeiro para duas grandes festas de inauguração. Na cidade de Liverpool, as festividades terão início com o espectáculo «Liverpool - The Musical», onde estarão presentes Ringo Starr, o ex‑músico dos Beatles, e Dave Stewart, do grupo Eurythmics, que assinalará simultaneamente a abertura oficial do novo espaço Liverpool Arena, situado no Merseyside. Por seu turno, a cidade de Stavanger, decidiu homenagear o condado de Rogaland, tendo convidado os respectivos municípios a apresentar uma actividade temática.

Lançado em 1985, a fim de contribuir para a aproximação dos povos da Europa, o projecto das capitais europeias da cultura reveste-se de um  significado especial em 2008, ano em que se comemora o Ano Europeu do Diálogo Intercultural English.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis