Percurso de navegação

UE apela a um renascimento industrial para relançar a economia - 24/01/2014

Trabalhadores numa linha de montagem de automóveis

A Comissão Europeia propôs medidas para incentivar a indústria europeia, que se encontra em declínio desde 2008, para assegurar a criação de emprego e o crescimento económico.

A UE apela a um renascimento industrial para garantir a criação de emprego e o crescimento na Europa.

O plano inclui medidas para modernizar a indústria europeia através do investimento na inovação, nas novas tecnologias e nas competências e do melhoramento do acesso ao financiamento, com recurso a fundos da UE especialmente concebidos para o efeito.

Além disso, promove uma Europa mais propícia à atividade das empresas através da simplificação da regulamentação e de um acesso mais fácil aos mercados no exterior da UE.

Criação de emprego

Espera-se que a promoção da indústria europeia tenha um impacto positivo na criação de novos postos de trabalho e no crescimento económico.

A indústria é responsável por um quarto dos postos de trabalho no setor privado e por mais de 80 % das exportações europeias. Porém, desde a crise económica de 2008, a produção registou uma quebra, tendo-se perdido 3,5 milhões de postos de trabalho. A UE acredita que a inversão desta tendência é crucial para o relançamento da economia.

Entre as prioridades contam-se a orientação do investimento para áreas de crescimento, como os veículos limpos e as redes elétricas inteligentes, a disponibilização de fundos e o melhoramento do mercado único para incentivar o empreendedorismo e as PME, protegendo, por exemplo, os direitos de propriedade intelectual.

Próximas etapas

A Comissão apela a que os governos dos países da UE adotem as suas propostas na próxima cimeira.

O objetivo é aumentar a parte da indústria no PIB europeu dos atuais 16 % para 20 %. 

Comunicado de imprensa – Comissão apela a um renascimento industrial  

Contexto - Política industrial da UE English (en)  

São necessárias medidas a nível nacional para incentivar a indústria europeia Englishitaliano

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis