Percurso de navegação

Verdadeiro ou falso? - 23/06/2010

Produtos contrafeitos © EU

Concurso escolar da UE sobre contrafacção e pirataria: os principais prémios foram para escolas na Grécia e na Hungria.

Alunos da Grécia, Hungria, Espanha, República Checa e Polónia arrebataram os prémios principais no concurso organizado pela UE sobre problemas associados à contrafacção e pirataria de produtos como brinquedos, vestuário e CD.

Centenas de alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos participaram neste concurso, que consistiu em criar logótipos, cartazes, curtas metragens e jogos alusivos ao problema.

O Primeiro Liceu de Triandria (Grécia), que concorria numa das duas categorias, venceu o prémio para o logótipo oficial do Observatório Europeu da Contrafacção e da Pirataria DeutschEnglishfrançais .

Os alunos húngaros da Escola Elementar e Artística Vörösmarty Mihály ganharam o prémio do melhor vídeo. Ao todo, foram convidadas seis escolas (incluindo os segundos e terceiros classificados de cada categoria) para uma cerimónia de entrega dos prémios realizada no Parlamento Europeu em Bruxelas.

A contrafacção e a pirataria são um problema cada vez maior que põe em risco as normas de segurança e a economia. Nos últimos anos, foram registadas algumas situações de risco nomeadamente medicamentos que contêm substâncias nocivas e telemóveis que podem explodir.

Em 2008, os funcionários aduaneiros da UE apreenderam 178 milhões de artigos de contrafacção, ou seja, mais 50% do que no ano passado. Cerca de metade desses artigos são produzidos na China.

Os CD e DVD são os produtos mais falsificados seguidos pelos cigarros e o vestuário.

Mais sobre o concurso «VERDADEIRAS falsificações»

 

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis