Percurso de navegação

Pequenas empresas, grandes ideias - 06/05/2009

1.ª Semana Europeia das PME apoia as empresas e incentiva o empreendedorismo

Cerca de 99% das empresas europeias são PME (pequenas e médias empresas) com menos de 250 trabalhadores. As PME são as mais importantes empregadoras e a fonte principal de novos postos de trabalho, cabendo-lhes um papel crucial nos esforços para ajudar a economia europeia a sair da actual recessão.

A Comissão Europeia organizou a 1ª Semana Europeia das PME que está a decorrer de 6 a 14 de Maio de 2009. Esta iniciativa será assinalada com a realização de mais de 1 000 eventos em 35 países para que as PME fiquem a conhecer melhor todos os tipos de ajudas disponíveis. Os cidadãos serão também incentivados a criar as suas próprias empresas.

Com esta semana de actividades procura-se criar uma parceria UE-PME em que a UE oferece apoio e aconselhamento para que as PME se possam tornar mais competitivas e, assim, estimular a economia. Os eventos darão também aos empresários e empresárias a oportunidade de partilhar boas práticas e experiência.

As actividades irão igualmente chamar a atenção para o «Small Business Act» (quadro político para as PME) DeutschEnglishfrançais, ao abrigo do qual se procura criar oportunidades iguais para as PME em toda a UE e ajudá-las a crescer reduzindo a burocracia.

O princípio «Pensar primeiro em pequena escala» (Think Small First) incita os decisores a considerar o impacto da nova regulamentação nas PME e a evitar a imposição de encargos jurídicos e administrativos desnecessários. A Comissão Europeia pretende também que as PME acedam mais facilmente ao apoio financeiro do Banco Europeu de Investimento e incentiva as mulheres e os jovens a criarem a sua própria empresa.

Nos últimos cinco anos, a Comissão Europeia aligeirou as restrições às ajudas estatais, facilitando a participção das PME nos contratos públicos. Actualmente, está a ser estudado o problema dos atrasos nos pagamentos por parte dos clientes, que, por sua vez, impede que as PME saldem as suas próprias dívidas e leva muitas delas à falência.

Portal europeu para as PME

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis