Percurso de navegação

Nova campanha põe em destaque a importância da agricultura no nosso quotidiano - 21/10/2013

Máquina ceifeira-debulhadora

Desde os alimentos que consumimos à roupa que vestimos, estamos rodeados de produtos fruto do trabalho dos agricultores europeus. A UE lançou uma nova campanha para sensibilizar a opinião pública para a importância da agricultura na nossa vida quotidiana.

Na UE, existem mais de 12 milhões agricultores a tempo inteiro, para além de 36 milhões de postos de trabalho diretamente ligados à agricultura europeia. No entanto, vários estudos revelaram que a população urbana europeia se sente cada vez mais afastada do mundo rural e da agricultura. Para contrariar esta tendência, a União Europeia lançou a campanha «Cuidar das nossas raízes» a fim de salientar a importância da agricultura e explicar de que forma as políticas agrícolas da UE contribuem para a apoiar.

Alimentação e não só

A campanha centra-se no papel desempenhado pela agricultura europeia em muito daquilo que usufruímos todos os dias. Dos queijos franceses ao couro usado para fabricar os sapatos portugueses, passando pelas túlipas holandesas, o trabalho dos agricultores europeus é omnipresente. Além de divulgar o que os agricultores produzem, a campanha salienta também a importância da agricultura noutros domínios, desde a sua contribuição para o crescimento nas zonas rurais até à proteção do ambiente e da paisagem natural europeus.

O sítio Web da campanha Cuidar das nossas raízes DeutschEnglishespañolfrançaisitalianoNederlandspolskilietuvių kalbaromânădisponibiliza informações sobre o funcionamento das políticas agrícola da UE, bem como material específico para agricultores e professores que pretendam explicar em que consiste o trabalho agrícola e o contributo da UE para o promover. Está igualmente prevista a realização de vários eventos que darão aos cidadãos a oportunidade de se informarem melhor sobre a agricultura europeia de uma forma interativa.

Porquê divulgar a política agrícola?

A campanha foi lançada na sequência do acordo celebrado em julho com vista a introduzir alterações na política agrícola da UE a partir de 2014. A Política Agrícola Comum (PAC) tem por objetivo assegurar que os agricultores podem viver do seu trabalho, bem como proporcionar aos cidadãos europeus alimentos de qualidade a preços razoáveis.

As alterações da PAC destinam-se a tornar a agricultura mais justa, repartindo os recursos financeiros mais equitativamente em toda a UE. Serão também disponibilizados novos financiamentos para ajudar uma nova geração de jovens agricultores e tornar a agricultura mais ecológica.

Cuidar das nossas raízes DeutschEnglishespañolfrançaisitalianoNederlandspolskilietuvių kalbaromână

Promover uma agricultura mais justa e mais ecológica

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis