Percurso de navegação

Promover os produtos agrícolas da UE: dê-nos a sua opinião! - 15/07/2011

Espigas de trigo com céu ao fundo © iStock/Dimitrije Tanaskovic

Os agricultores da UE produzem produtos de excelente qualidade, mas uma melhor estratégia de comercialização poderia estimular o reconhecimento e a venda desses produtos tanto na UE como no resto do mundo.

Os agricultores da UE produzem alguns dos melhores produtos alimentares do mundo, fruto da sua experiência, tradição e das rigorosas normas de produção europeias.

Mas os consumidores nem sempre têm consciência do esforço meticuloso que implica produzir alimentos de elevada qualidade, tais como cereais, legumes, fruta, carne, laticínios, óleos alimentares e outros produtos agrícolas tradicionais.

Por exemplo, os agricultores da UE cumprem normas mais rigorosas do que os seus concorrentes em matéria de segurança dos alimentos e bem-estar animal. Estas são apenas algumas das vantagens que deveriam colocar os produtos agrícolas europeus no topo das vendas tanto nas feiras e lojas de bairro como nos supermercados.

A Comissão considera que a UE poderia intensificar a promoção dos produtos europeus para convencer as pessoas a "comprar europeu".

A simplificação das regras e uma maior cooperação entre os países da UE poderiam ajudar todos os profissionais do sector a promover os produtos agrícolas em maior escala e em novos mercados.

Isso contribuiria também para que:

  • os agricultores obtivessem um rendimento justo que reflectisse a qualidade dos seus produtos (chamar a atenção para as normas de produção poderia incentivar os consumidores a pagar preços mais altos);
  • os consumidores pudessem escolher os produtos que compram com conhecimento de causa mediante uma maior promoção, por exemplo, do sistema de rotulagem de qualidade DeutschEnglishfrançais da UE e das normas de bem-estar animal e ambiental;
  • os compradores de produtos agrícolas (incluindo os sector agro-alimentar e do retalho) tivessem acesso a informações mais precisas sobre a grande variedade de produtos disponíveis.

Antes de apresentar propostas legislativas, a Comissão pretende saber a opinião dos agricultores, dos retalhistas, dos exportadores e dos consumidores, entre outros. Esses pontos de vista serão tomados em consideração nos planos de revisão das actuais regras de comercialização.

O documento de reflexão apresentado contém informações de carácter geral e identifica os domínios onde se poderia melhorar a estratégia de comercialização. A consulta DeutschEnglishfrançais está aberta até 30 de Setembro de 2011.

Entre 2006 e 2010, a UE concedeu cerca de 259 milhões de euros para co-financiar 190 programas promocionais no âmbito da política agrícola comum (PAC).

Contribua para definir a política da UE em matéria de promoção dos produtos agrícolas DeutschEnglishfrançais

Mais informações sobre programas para promover os produtos agrícolas da UE DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis