Percurso de navegação

UE quer dar liberdade aos governos nacionais para decidirem sobre cultivo de OGM - 14/07/2010

Agricultor num campo © EU

Os países da UE poderão decidir por eles próprios se autorizam ou não o cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM) no seu território.

A Comissão Europeia propõe dar liberdade aos países da UE para decidirem sobre o cultivo dos organismos geneticamente modificados, um tema que tem dividido a opinião pública europeia desde há décadas.

A UE continuaria a aprovar os organismos geneticamente modificados English (OGM) para cultivo com base em recomendações científicas sobre a sua segurança. Porém, os governos teriam a liberdade de restringir ou proibir o cultivo de alguns ou todos os OGM autorizados pela UE na totalidade ou em parte do seu território.

Para o Comissário da Saúde, John Dalli, a experiência demonstrou que os países da UE precisam de mais flexibilidade para decidir se autorizam ou não o cultivo de OGM.

Os países da UE têm posições divergentes quanto aos OGM, o que dificulta a tomada de decisões comuns sobre a autorização de transgénicos.

Alguns mostram-se abertos, argumentado que os OGM permitem uma maior produção e são mais resistentes às pragas. Outros receiam eventuais riscos para a saúde e o ambiente. Muitos agricultores temem que os OGM possam contaminar as culturas convencionais e biológicas, tornando-as dificilmente comercializáveis como estando livres de transgénicos.

Em comparação com grandes produtores como os Estados Unidos, o Brasil e a Argentina, na UE recorre-se pouco ao cultivo de OGM. Actualmente, só dois produtos OGM são vendidos para cultivo na UE e só um deles é autorizado como produto alimentar, um tipo de milho chamado MON180.

O processo de aprovação da UE deverá ser melhorado tanto em termos de protecção do consumidor como do funcionamento do mercado.

A proposta tem de ser aprovada pelos governos da UE e pelo Parlamento Europeu.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis