Percurso de navegação

De pequenino se torce o pepino - 08/12/2009

Logótipo da campanha, com imagens de um copo de leite, um tomate e uma maçã ©CE

Uma campanha da UE para uma alimentação saudável visa os mais pequenos.

Três exposições itinerantes sobre os benefícios de uma alimentação saudável percorreram sete países europeus, fazendo alarde das virtudes da fruta, dos legumes e dos lacticínios junto de 17 000 pessoas, na sua maioria jovens de 8 a 12 anos.

A obesidade infantil é um problema crescente na Europa. Segundo estimativas da UE, 22 milhões de crianças têm excesso de peso. Destas, 5 milhões são obesas, valor que tem vindo a aumentar em 400 000 por ano.

«Quando olhamos à nossa volta e vemos o número de crianças com excesso de peso, é óbvio que temos de agir já» afirmou a Comissária Mariann Fischer Boel em Setembro, altura em que as exposições itinerantes iniciaram o seu périplo.

Ao longo de oito semanas, as exposições itinerantes da Equipa dos Sabores viajaram pela Bélgica, Estónia, França, Irlanda, Lituânia, Polónia e Reino Unido, visitando no total 173 estabelecimentos de ensino.

Organizando jogos e concursos, estas exposições integram-se numa campanha da UE de promoção de hábitos alimentares saudáveis junto dos mais jovens.

Esta campanha complementa os programas de distribuição de fruta e leite nas escolas, também dirigidos às crianças. No âmbito da campanha, foi lançado um sítio Internet para promover a alimentação saudável, com jogos dirigidos às crianças, entre os quais uma caça ao tesouro.

O sítio faculta material educativo e conselhos aos pais, como, por exemplo, o que fazer quando as crianças se recusam a provar novos alimentos. Dica: tente que os seus filhos ajudem a escolher e a preparar as refeições.

 

Veja o sítio da campanha Equipa dos Sabores

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis