Assuntos marítimos

Exploração mineira dos fundos marinhos

Exploração mineira dos fundos marinhos

Exploração mineira dos fundos marinhos

De que se trata?

Chaminé hidrotermal ativa liberta fluidos hidrotermais. Fotografia cedida por Submarine Ring of Fire 2006 Exploration, NOAA Vents Program. (NOAA Photo Library: expl1373)

A exploração mineira dos fundos marinhos tem um enorme potencial devido à elevada quantidade de minerais existente nos mesmos ou que os mesmos encerram. Os objetivos dessa exploração são:

  • garantir a segurança do abastecimento
  • preencher eventuais lacunas no mercado no caso em que a reciclagem não seja possível ou adequada ou haja uma pressão excessiva sobre a exploração mineira terrestre

Porquê uma intervenção à escala da UE?

Existem atualmente na UE muitas entidades com atividades relacionadas com a exploração mineira dos fundos marinhos, tanto na qualidade de fornecedores de tecnologia como de exploradores de minas. Apesar da sua pequena dimensão, considera-se que este setor tem potencial para gerar emprego e crescimento sustentável para as futuras gerações.

No entanto, a falta de conhecimento sobre o ambiente marinho de profundidade requer uma abordagem cuidadosa. Nessa linha, a Comissão Europeia está empenhada numa série de estudos e projetos destinados a avaliar as vantagens e desvantagens deste tipo de atividade e a identificar lacunas no conhecimento sobre esta matéria.

Documentos oficiais

Mais informações

Investigação

Assuntos marítimos