Exploração mineira dos fundos marinhos

De que se trata?

Chaminé hidrotermal ativa liberta fluidos hidrotermais. Fotografia cedida por Submarine Ring of Fire 2006 Exploration, NOAA Vents Program. (NOAA Photo Library: expl1373)

A exploração mineira dos fundos marinhos tem um enorme potencial devido à elevada quantidade de minerais existente nos mesmos ou que os mesmos encerram. Os objetivos dessa exploração são:

  • garantir a segurança do abastecimento
  • preencher eventuais lacunas no mercado no caso em que a reciclagem não seja possível ou adequada ou haja uma pressão excessiva sobre a exploração mineira terrestre

Porquê uma intervenção à escala da UE?

Existem atualmente na UE muitas entidades com atividades relacionadas com a exploração mineira dos fundos marinhos, tanto na qualidade de fornecedores de tecnologia como de exploradores de minas. Apesar da sua pequena dimensão, considera-se que este setor tem potencial para gerar emprego e crescimento sustentável para as futuras gerações.

No entanto, a falta de conhecimento sobre o ambiente marinho de profundidade requer uma abordagem cuidadosa. Nessa linha, a Comissão Europeia está empenhada numa série de estudos e projetos destinados a avaliar as vantagens e desvantagens deste tipo de atividade e a identificar lacunas no conhecimento sobre esta matéria.

Documentos oficiais

Mais informações

Investigação

Assuntos marítimos

Notícias