Plano de ação para o Atlântico
Golfo da Biscaia e mar Céltico

O Plano de ação para o Atlântico tem por objetivo revitalizar a economia marinha e marítima na região do oceano Atlântico. Este plano mostra como os Estados-Membros do Atlântico, as suas regiões e a Comissão podem contribuir para o crescimento sustentável nas regiões costeiras e para impulsionar a «economia azul», preservando simultaneamente o equilíbrio ambiental e ecológico do oceano Atlântico.

Promover a cooperação

O plano de ação incentiva os Estados-Membros a trabalhar em conjunto em domínios onde, no passado, cada um tinha a sua própria estratégia.  Poderão agora partilhar informações, custos, resultados e melhores práticas, procurando encontrar novos domínios de cooperação em matéria de atividades marítimas, desde as tradicionais, como as pescas, a aquicultura, o turismo e o transporte marítimo, até às emergentes, como as energias renováveis offshore e a biotecnologia marinha.

Prioridades

O plano de ação analisa possíveis soluções para fazer face aos desafios do crescimento, da redução da pegada de carbono, da utilização sustentável dos recursos naturais do mar, respondendo eficazmente a ameaças e situações de emergência e implantando uma abordagem de gestão das águas do Atlântico com base nos ecossistemas. As prioridades são:

  • promover o empreendedorismo e a inovação
  • proteger, assegurar e valorizar o ambiente marinho e costeiro
  • melhorar a acessibilidade e a conectividade
  • criar um modelo de desenvolvimento regional sustentável e socialmente inclusivo

As ações aprovadas centrar-se-ão no desenvolvimento do mercado do turismo, na satisfação da procura crescente de instalações offshore, na melhoria do ensino e da formação nos setores marítimos tradicionais e emergentes, bem como no alargamento da cooperação no domínio da investigação oceânica, a fim de avaliar melhor as consequências das alterações climáticas. 

Ações conexas

O plano de ação dá seguimento à Estratégia para o Atlântico adotada pela Comissão em 2011 (comunicado de imprensa) e contribui para a estratégia «Crescimento azul» da UE (comunicado de imprensa). 

As prioridades de investimento e de investigação identificadas no Plano de ação para o Atlântico poderão ser tidas em conta para fins de financiamento pela UE no âmbito do novo período de programação de 2014-2020.

 

Plano de ação para o Atlântico 2016

«A estratégia atlântica em ação», Bruxelas, 18 de abril de 2016 - ADIADO para o 8 de junho 2016

Plano de ação para o Atlântico 2015

Atlantic stakeholder platform conference (29 de outubro de 2015, Brest)

Seminários do plano de ação para o Atlântico 2015

Plano de ação para o Atlântico 2014

Plataforma das partes interessadas nas questões atlânticas (20 de janeiro de 2015, Porto)

Seminários do plano de ação para o Atlântico 2014

Principais intervenientes 2014-2015

Fórum Atlântico 2012-2013

Financiamento, calendário e principais intervenientes

Seminários do Fórum Atlântico 2012-2013

Convite à apresentação de sugestões quanto às principais prioridades de investimento e de investigação

Explorar o potencial marítimo da Europa

Números da economia azul para o Atlântico

Mais informações

Fórum Marítimo - Secção atlântica (projetos, informações gerais, documentos de trabalho, eventos)

Atlas Europeu dos Mares

Assuntos marítimos - Ligações úteis (organizações europeias e internacionais)

Notícias

  • 29/04/2016 - A summit for the Mediterranean

    Commissioner Karmenu Vella was invited to deliver a speech at the “Mediterranean Leadership Summit” organized by the Economist in Malta on 28 and 29 April 2016. The conference comes at a time when the countries of the Mediterranean Sea are called upon to share their vision for stability, growth and competitiveness in the region.

  • 28/04/2016 - Commissioner Vella launches #MedFish4Ever campaign

    Many Mediterranean fish stocks are in a worrying state, with alarming consequences for income and jobs in the Mediterranean fishing sector. To highlight the need for action, European Commissioner for Fisheries and Maritime Affairs, Karmenu Vella, yesterday launched the campaign #MedFish4Ever. More than 80 representatives from EU institutions, European regions, business, and NGOs gathered at the European Commission stand at the Seafood Global Expo in Brussels for the launch event.

  • 28/04/2016 - Brussels: Governments discuss the future of the Mediterranean at Seafood Expo

    Concerned with the steep decline of fish stocks in the Mediterranean, on 27 April Commissioner for the Environment, Maritime Affairs and Fisheries Karmenu Vella hosted a high level Ministerial meeting with fisheries ministers from countries bordering the Mediterranean. Nineteen out of twenty-two riparian countries were represented, as well as GFCM (General Fisheries Commission for the Mediterranean), FAO and MEDAC (Mediterranean Advisory Council).