Assuntos marítimos

Conhecimento do meio marinho 2020

Conhecimento do meio marinho 2020

Conhecimento do meio marinho 2020

Definição e âmbito de aplicação

Incubação de salmão, Screebe, County Galway, Irlanda © Lionel Flageul

A iniciativa «Conhecimento do meio marinho 2020» pretende reunir dados sobre o meio marinho provenientes de diferentes fontes com o objetivo de:

  • ajudar a indústria, as autoridades públicas e os investigadores a encontrarem os dados de que precisam e a utilizarem-nos de forma mais eficaz para desenvolver novos produtos e serviços;
  • melhorar a compreensão do comportamento dos mares.

Porquê uma intervenção à escala da UE?

Os dados nacionais não nos dizem tudo aquilo que precisamos de saber sobre os mares enquanto sistema mundial, com ventos variáveis, correntes sazonais e espécies migratórias; é fundamental que haja uma análise ao nível europeu.

A integração dos vários sistemas nacionais e locais num todo coerente tem sido liderada pela UE. As suas competências explícitas em domínios como as pescas, o ambiente, os transportes, a investigação, a empresa e a indústria permitem-lhe disponibilizar financiamento e legislar nesta matéria.

Como funciona na prática

Através do sítio Internet da Rede Europeia de Observação e de Dados do Meio Marinho (EMODNET), técnicos e cientistas podem ver quais os dados disponíveis para uma determinada bacia marítima e descarregar tanto os dados das observações originais como aplicações dos mesmos, por exemplo modelos digitais do terreno, informações sobre a distribuição dos sedimentos ou sobre os habitats marinhos. As vantagens da melhoria do acesso aos dados são ilustradas pelos seguintes exemplos de estudos:

  • EXEMPLO 1:  Aquicultura ao largo: novo tipo de gaiolas
  • EXEMPLO 2:  Proteção contra a erosão costeira
  • EXEMPLO 3:  Proteção dos cabos das infraestruturas eólicas marítimas
  • EXEMPLO 4:  Dados hidrográficos para otimização das rotas de navegação

Mais informações sobre dados relativos ao meio marinho

Documentos oficiais

Consulte o Fórum Marítimo para:

Mais informações