Turismo costeiro e marítimo
Chipre © iStockphoto.com/mpalis

Graças à sua extraordinária beleza, riqueza cultural e diversidade, as regiões costeiras da Europa são o destino preferido de muitos veraneantes europeus e do resto mundo. O turismo costeiro e marítimo é um setor turístico importante, que emprega mais de 3,2 milhões de pessoas e gera um total de 183 mil milhões de euros em valor acrescentado bruto, representando mais de um terço da economia marítima. Cerca de 51 % da capacidade hoteleira da Europa concentra-se nas regiões costeiras.

No âmbito da estratégia da UE destinada a promover o «crescimento azul», o setor do turismo costeiro e marítimo foi considerado uma área com especial potencial para promover uma Europa inteligente, sustentável e inclusiva. Trata‑se do principal setor marítimo em termos de emprego e de valor acrescentado bruto, que, de acordo com um estudo sobre o «crescimento azul» pdf - 3 MB [3 MB] Todas as traduções disponíveis., deverá registar um aumento de 2 % a 3 % até 2020. Em 2012, só no setor dos cruzeiros turísticos, o número de postos de trabalho atingiu os 330 000 e o volume de negócios direto cifrou-se em 15 500 milhões de euros. Prevê‑se que este setor cresça ainda mais.

A edição de 2013 do Dia Europeu do Mar teve como tema o turismo costeiro e marítimo, constituindo uma oportunidade para apresentar os resultados da consulta pública lançada para preparar a comunicação sobre turismo costeiro e marítimo. Em 20 de fevereiro de 2014, a Comissão adotou então a referida comunicação pdf - 99 KB [99 KB] Todas as traduções disponíveis. intitulada «Uma estratégia europeia em prol do crescimento e do emprego no setor do turismo costeiro e marítimo» que define uma nova abordagem para melhorar o turismo costeiro e marítimo na Europa e aproveitar o potencial deste setor promissor.

A Comissão identificou 14 ações que podem ajudar o setor a crescer de forma sustentável e dar um novo ímpeto às regiões costeiras da Europa. Por exemplo, a Comissão propõe o desenvolvimento de um guia em linha com as principais oportunidades de financiamento disponíveis para o setor e para apoiar o desenvolvimento de parcerias, redes, agregados e estratégias de especialização inteligentes à escala transnacional e inter-regional no setor do turismo costeiro e marítimo. A Comissão colaborará com os países da UE, as autoridades regionais e locais e a indústria na aplicação destas medidas. Para mais informações, consulte as perguntas e respostas sobre a estratégia europeia para o turismo marítimo e costeiro.

Em conformidade com a ação 14 da estratégia europeia em prol do crescimento e do emprego no setor do turismo costeiro e marítimo (COM 2014 86), a Comissão Europeia publicou um anexo ao «Guia sobre o financiamento da UE para o setor do turismo» pdf - 672 KB [672 KB] Todas as traduções disponíveis. que incide em projetos relacionados com o turismo costeiro e marítimo. O objetivo é fornecer informações sobre projetos que receberam financiamento da UE aos operadores turísticos, para que fiquem a conhecer as possíveis formas de se candidatarem a apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos de turismo sustentável e inovador nas zonas costeiras.

Documentos oficiais

Comunicação: Uma estratégia europeia para aumentar o crescimento e o emprego no turismo costeiro e marítimo pdf - 99 KB [99 KB] Todas as traduções disponíveis.

Mais informações

Eventos

Assuntos marítimos

Notícias