Percurso de navegação

Possibilidades de financiamento

Existem possibilidades de financiamento de iniciativas ligadas à aprendizagem de línguas e ao multilinguismo no âmbito de diversos programas da UE.

 
Erasmus+

A aprendizagem de línguas e a diversidade linguística encontram-se entre as prioridades específicas do programa da UE para a educação, a formação, a juventude e o desporto, Erasmus+, para 2014-2020.

Este programa dispõe de um orçamento de aproximadamente 15 mil milhões de euros para um período de sete anos, o que representa um acréscimo de quase 40 % em comparação com os programas precedentes neste domínio.  Uma parte substancial do Erasmus+ está reservada para ações de mobilidade.

O Erasmus+ oferece diversas oportunidades, dependendo da atividade profissional dos interessados ou da organização ou associação a que pertencem:

Ao longo do período de aplicação do programa, mais de quatro milhões de europeus terão a oportunidade de estudar, estagiar, adquirir experiência de trabalho e fazer voluntariado no estrangeiro. Esta é uma boa forma de melhorar rapidamente os conhecimentos de uma língua estrangeira.

A Comissão Europeia criou um sistema de apoio linguístico em linha que é disponibilizado gratuitamente desde 1 de outubro de 2014 aos participantes nas medidas de mobilidade a longo prazo Erasmus+.

Europa Criativa

O programa-quadro da Comissão Europeia para apoiar os setores da cultura e dos média, Europa Criativa, oferece oportunidades de financiamento para uma diversidade de iniciativas e projetos que podem incluir abordagens multilinguísticas. Uma das vertentes específicas do programa abrange a tradução literária.

Ações Marie Skłodowska Curie

No domínio da investigação e inovação, as Ações Marie Skłodowska Curie preveem possibilidades de financiamento de projetos de investigação dedicados, por exemplo, à linguística ou a outras disciplinas académicas relacionadas com as línguas.

Horizonte 2020

Estão igualmente disponíveis oportunidades de apoio financeiro a cientistas e a iniciativas inovadoras no âmbito do programa Horizonte 2020. Dotado de um orçamento de 80 mil milhões de euros para financiamento de projetos ao longo de sete anos (2014 a 2020), o Horizonte 2020 é o maior Programa de Investigação e Inovação europeu de sempre, tendo como objetivo transferir as grandes ideias do laboratório para o mercado. «Promover a experiência multilingue europeia» é um exemplo de projeto sobre multilinguismo atualmente financiado ao abrigo do programa de investigação.  

Europa para os Cidadãos

O programa Europa para os Cidadãos, que visa contribuir para que os cidadãos conheçam melhor a UE, a sua história e diversidade, também oferece subvenções neste domínio. As organizações da sociedade civil podem desenvolver projetos que incentivem a cidadania europeia e melhorem as condições de participação cívica e democrática ao nível da UE. O programa promove igualmente a geminação de cidades na Europa.