Percurso de navegação

MERIDIUM

Notícias

MERIDIUM

  • Data de início : 06/01/2014 09:24:21

Migração, Multilinguismo e Escolarização nos países do Sul da Europa

 

MERIDIUM (Multilingualism in Europe as a Resource for Immigration—Dialogue Initiative among the Universities of the Mediterranean) é um projeto com a duração de três anos (2009-2011), co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Lifelong Learning Programme (LLP), Key Activity 2 Languages. Teve como objetivo principal documentar as situações de multilinguismo presentes nos países do Sul da Europa, através de uma recolha de dados em que participaram alunos do Ensino Básico e os seus pais.

Participaram no projeto a Università per Stranieri di Perugia (responsável pela coordenação do projeto) a Universidade de Malta, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Transilvania-Brasov, a Universidade de Babeş-Bolyai-Cluj-Napoca, a Universidade do Litorale-Capodistria e a Universidade de Salamanca.

O projeto MERIDIUM foi levado a cabo em 57 escolas do Ensino Básico e envolveu 2,067 alunos do 5º ano e os respetivos pais. Uma obra publicada recentemente (Migration, Multilingualism and Schooling in Southern Europe) apresenta um “instantâneo” dos repertórios e hábitos linguísticos, percepções e atitudes que emergiram em áreas selecionadas nos países participantes pela sua grande densidade migratória, permitindo uma identificação preliminar do grau de presença, percepção e promoção do multilinguismo e da diversidade linguística a nível local.

O projeto consagrou uma atenção particular ao desenvolvimento de estratégias que possam permitir uma maior consciencialização das instituições e da sociedade em relação à diversidade linguística gerada pelo fenómeno migratório, promovendo o seu valor e avaliando a eficácia das medidas, a nível europeu e local, de promoção da integração linguística e do multiculturalismo.

Além da disseminação e discussão dos resultados do projeto ao nível das entidades participantes no processo educativo (responsáveis e decisores educativos, professores, alunos e pais), os investigadores das equipas MERIDIUM colaboram com as escolas em actividades que promovam uma reflexão crítica sobre as estratégias a adotar localmente com vista a uma maior consciência e aceitação da diversidade linguística no contexto escolar.

Outras informações sobre MERIDIUM