Percurso de navegação

INTERMAR: uma abordagem plurilingue da comunicação em contexto marítimo

Notícias

INTERMAR: uma abordagem plurilingue da comunicação em contexto marítimo

  • Data de início : 29/11/2013 17:30:19

As línguas, tal como o mar, libertam sem separar

 

INTERMAR é um projeto destinado a facilitar a compreensão mútua e a aprendizagem das línguas estrangeiras através da intercompreensão em contexto marítimo. Desde novembro 2011, 18 parceiros têm colaborado na produção de materiais de ensino-aprendizagem para um curso de 60 horas destinado a profissionais da Marinha

Os 7 módulos que compõem o curso foram produzidos durante o primeiro ano do projeto e testados em 8 Academias Navais e Marítimas durante 2012 – 2013. Neste momento, encontram-se prontos a ser utilizados por instituições similares que desejem introduzir nos seus currículos uma abordagem inovadora para a aprendizagem de línguas estrangeiras e da comunicação intercultural.

Os materiais do curso foram apresentados no decorrer de um evento, Intermar for All, que reuniu os parceiros do projeto e 28 representantes de Academias Navais e Marítimas de 14 países. Durante os trabalhos, que decorreram a 20 e 21 de setembro de 2013, a noção de intercompreensão e a página web do Intermar foram apresentados. No decorrer de uma mesa redonda, cinco alunos das academias parceiras partilharam a sua experiência e as suas impressões sobre o curso. Um outro painel, para debate acerca das formas de inclusão do Curso Intermar no currículo institucional, foi também organizado.

A importância da abordagem do Intermar para a formação de profissionais da Marinha foi plenamente reconhecida. Os participantes referiram muito particularmente o seu papel no desenvolvimento de uma consciência intercultural, de competências plurilingues e de estratégias no âmbito do “aprender-a-aprender”, essenciais para a autonomia no quadro da Formação ao Longo da Vida. Os convidados do Projeto Intermar expressaram o seu interesse na utilização dos materiais, e solicitaram um apoio urgente da parte dos parceiros do projeto. Assim, a curto prazo, foram programadas reuniões de trabalho bilateral e foi considerada imprescindível a implementação, a médio e a longo prazo, de cursos de formação de formadores.

Para mais pormenores sobre o Projeto Intermar, incluindo o download gratuito de todos os materiais do curso, por favor visite a página web.