Percurso de navegação

Languages meet sport

News

Languages meet sport

  • Data de início : 30/07/2013 09:32:02

Promover as línguas através do desporto

 

Languages meet Sport” é um projeto apoiado pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida que usa a força comunicativa do desporto para promover a diversidade linguística e o valor do multilinguismo.

De 2009 até hoje foram organizadas três edições do festival Languages meet Sport (Línguas encontram-se com desporto) juntando mais de 100 projetos europeus que conjugam as línguas e o desporto: dois poderosos instrumentos educacionais, a compreensão mútua e o diálogo intercultural.

Escolas, universidades, clubes desportivos e companhias de televisão têm apresentado os seus programas, revelando assim o surpreendente mosaico de línguas e culturas que convivem no desporto. Nos últimos anos, foram contadas muitas histórias e foram partilhados muitos projetos relacionando línguas e desporto, por exemplo o programa de aprendizagem linguística através do futebol do ARSENAL Double Club, o programa de solidariedade da INTER Campus para devolver às crianças pobres do mundo o direito de brincar. A UEFA apresentou o anúncio de televisão “Línguas diferentes, um só golo” que foi transmitido durante os jogos da Liga dos Campeões, a MTV NEWS mostrou o programa de contar histórias correntes de inclusão através do desporto. A seleção italiana de críquete sub-17 tem apresentado com orgulho os resultados obtidos pela sua equipa composta quase totalmente por imigrados paquistaneses, bengaleses e indianos, possivelmente antecipando o futuro das seleções nacionais europeias.

A edição de 2012 do Festival LMS sobre Línguas Regionais e Minoritárias dedicou-se à ligação entre língua e identidade, oferecendo aos participantes uma agradável experiência de aprendizagem sobre culturas locais através das línguas e do desporto. No festival participaram mais de 700 estudantes e delegados que tiveram a oportunidade de experimentar a combinação de línguas, desporto e territórios regionais. Durante as diferentes sessões, os participantes puderam fazer rap na língua friulana (da região italiana do Friuli), pedalar em basco, conhecer os jogos tradicionais da Cornualha e frisões, aprender a linguagem corporal na dança Haka Maori, cantar uma canção multilingue escrita durante os Jogos Olímpicos de 2012 e apreciar o valor da diversidade linguística.

A próxima edição do “Languages meet Sport” vai-se centrar no envelhecimento ativo: no evento de 2014 serão envolvidas associações de idosos e clubes desportivos de topo da Europa. Estes serão convidados a para participar numa nova quermesse de línguas e desporto partilhando em muitas línguas a sua paixão pela atividade motora e desportiva.

Encontrar-nos-emos no “Languages meet Sport for active ageing” 2014!