Percurso de navegação

Igualdade de género

Grupo de empresários a sorrir, © Yuri Arcurs, Fotolia

A igualdade entre homens e mulheres é um dos princípios fundadores da União Europeia. Em 1957, o princípio de salário igual para trabalho igual passou a integrar o Tratado de Roma.

Os resultados alcançados pela União Europeia no contexto da promoção da igualdade entre homens e mulheres contribuíram para mudar a vida de muitos cidadãos europeus para melhor.

Apesar das desigualdades persistirem, a UE fez avanços significativos nestas últimas décadas, o que só foi conseguido graças:

  • à legislação em matéria de igualdade de tratamento;
  • à integração da perspectiva do género (integração da perspectiva do género em todas as políticas);
  • a medidas específicas a favor das mulheres.

Algumas das tendências encorajadoras incluem o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho e o facto de as mulheres estarem hoje mais bem preparadas em termos de educação e formação.

Contudo, as disparidades entre os géneros persistem e as mulheres continuam a estar sobre-representadas no mercado de trabalho, nos sectores com os salários mais baixos, e sub-representadas em cargos de tomada de decisão.

A Estratégia para a igualdade entre homens e mulheresEnglish representa o programa de trabalho da Comissão Europeia no âmbito da igualdade de género para o período 2010-2015. Trata-se de um quadro completo de compromissos, assumidos pela Comissão, relativamente à inclusão da igualdade de género em todas as suas políticas atinentes às prioridades temáticas seguintes:

A estratégia realça a contribuição da igualdade de género para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável, e apoia a integração da dimensão da igualdade de género na Estratégia Europa 2020. A estratégia baseia-se nas prioridades da Carta das MulheresEnglish e na experiência do Roteiro para a igualdade entre homens e mulheres.

Todos os anos é publicado um relatório sobre os progressos realizados, que é apresentado no âmbito de um Relatório sobre a igualdade entre homens e mulheres.

Temas sobre justiça no Twitter