Percurso de navegação

Início

Disparidades salariais entre homens e mulheres RSS

As disparidades salariais entre homens e mulheres refletem a discriminação e as desigualdades no mercado de trabalho que, na prática, afetam sobretudo as mulheres. As causas são complexas e estão relacionadas entre si. Consulte estas páginas para compreender as razões dessas disparidades e obter mais informações sobre a ação da UE para as colmatar.

Brochura sobre a redução das disparidades salariais entre homens e mulheres na União Europeia

Por ocasião do Dia Europeu da Igualdade Salarial de 2014, a DG Justiça publicou uma brochura sobre como reduzir as disparidades salariais entre homens e mulheres na União Europeiapdf(622 kB) Traduções da ligação anterior , que contém dados estatísticos atualizados e apresenta as medidas da Comissão neste domínio, bem como exemplos de boas práticas nacionais.

 

 

Rapaz ou rapariga: igualdade de oportunidades?

Rapaz ou rapariga: igualdade de oportunidades?A igualdade de oportunidades destes bebés é a mesma à nascença, mas as perspetivas académicas e profissionais dos rapazes e das raparigas são diferentes. Quando chegarem à idade adulta, se nada se alterar entretanto, o rapaz ganhará, em média, mais 16% do que a rapariga.

Será o trabalho dos homens e das mulheres valorizado da mesma forma?

Será o trabalho dos homens e das mulheres valorizado da mesma forma?As mulheres têm qualificações iguais ou superiores às dos homens, mas, muitas vezes, as suas competências não são valorizadas da mesma forma e a sua progressão na carreira é mais lenta, o que resulta numa disparidade salarial média de 16% na União Europeia.

Ter um filho poderá prejudicar a minha carreira profissional?

Ter um filho poderá prejudicar a minha carreira profissional?As responsabilidades familiares não são equitativamente partilhadas. Assim, as mulheres fazem mais interrupções de carreira, e, muitas vezes, não retomam o trabalho a tempo inteiro. Por conseguinte, as mulheres ganham, em média, menos 16 % por hora do que os homens, chegando mesmo a ganhar menos 31 % ao ano, dado o maior número de mulheres em regime de trabalho a tempo parcial.

Mesmo trabalho, mesma reforma?

Mesmo trabalho, mesma reforma?O facto de as mulheres trabalharem menos horas ao longo da sua vida ativa e ganharem menos à hora resulta em reformas inferiores às dos homens e, por conseguinte, num maior número de mulheres em situação de pobreza durante a velhice.

 Consulta de documentos sobre as disparidades salariais entre homens e mulheres Traduções da ligação anterior