Decrease text Increase text
Comentários dos utilizadores
Hungary
“ O IMI tornou a comunicação muito mais fácil, uma vez que podemos fazer perguntas na nossa língua e as entidades competentes de outros países podem ler também os pedidos de informação na sua própria língua. A cooperação é agora muito mais estreita do que dantes. ”

Dr. Zsigmond András
Serviço de autorizações e procedimentos administrativos no domínio da saúde



“ Uma médica romena, cujas qualificações profissionais já tinham sido automaticamente reconhecidas, apresentou um atestado de boa conduta emitido pela ordem dos médicos distrital de Bucareste. Contudo, segundo as nossas informações, o atestado em questão deveria ter sido emitido pela ordem dos médicos nacional. A médica em questão declarou ter sido a própria ordem dos médicos nacional que a tinha encaminhado para a autoridade distrital.

A médica deveria começar a trabalhar na Áustria pouco tempo depois, estando os seus outros documentos quase a caducar. Contactámos, então, a Ordem dos Médicos romena através do IMI e ficámos agradavelmente surpreendidos quando recebemos todas as informações necessárias uma semana depois. Graças à rápida resposta das autoridades competentes romenas, a médica em questão pôde começar a trabalhar na data prevista. ”

Christiane Wucsits
Ordem dos Médicos austríaca



Spain
“ Trabalho há muitos anos no domínio do reconhecimento das qualificações profissionais e considero que o IMI é o sistema que aguardávamos há muito tempo. Com o IMI, é possível ultrapassar problemas de comunicação, transmitir dados de forma segura e obter responsas fidedignas.

As actuais possibilidades de comunicação são bastante melhores do que no passado.

Espero, e desejo verdadeiramente, que o IMI venha a ser um dia um canal de comunicação obrigatório entre as entidades competentes, dado que a sua eficácia diminuiria se algumas optassem por comunicar entre si fora do sistema. Obrigada ao IMI! ”

Isabel Calvo
Ministério da Educação – Secretariado-Geral dos Diplomas e Reconhecimento das Qualificações



Germany
“ O IMI é um êxito do ponto de vista técnico, podendo ser uitlizado, em larga medida, de forma intuitiva. O material de formação disponível no sítio Web e as acções de formação propostas constituem uma introdução eficaz para quem pretenda familiarizar-se com o sistema IMI. ”

Um utilizador alemão do IMI



“ Uma agência de viagens eslovaca pretendia prestar serviços transfronteiras na Hungria. Necessitávamos de saber se a agência exercia as suas actividades legalmente no Estado Membro de estabelecimento. Contactámos os nossos homólogos eslovacos através do IMI e interrogámo-los sobre a representação da sociedade, tendo obtido uma resposta no próprio dia. Visto que tivemos alguma dificuldade em compreender a estrutura financeira da sociedade em questão, trocámos algumas mensagens no mesmo dia, tendo estado ligados ao sistema durante todo o tempo!

Com base na nossa experiência, podemos confirmar que o IMI assegura efectivamente uma comunicação rápida entre as entidades competentes. ”

Katalin Kelemen
Gabinete de Licenciamento Comercial da Hungria



United Kingdom
“ Registe-se hoje mesmo! O IMI é extremamente fácil de usar. Não se arrependerá! ”

Chris Korcz
Ministério do Comércio, das Empresas e das Qualificações Profissionais



France
“ É fantástico! Antigamente, tínhamos, por vezes, de esperar três meses para obter uma resposta aos nossos pedidos da parte de certos países. Com o IMI, bastam dois dias. Além disso, nalguns países, era necessário passar por cinco ou até mesmo dez administrações diferentes. Agora basta contactar uma única pessoa. ”

Dr. Jackie Ahr
Ordem dos Médicos



“ Uma médica que concluiu a sua formação de base no Reino Unido não possuía uma certidão que atestasse a experiência adquirida, necessária para efeitos do reconhecimento do diploma. Através do IMI, contactámos a Ordem dos Médicos britânica, o que deu lugar a uma troca de informações intensa e extremamente construtiva. A Ordem dos Médicos não só informou quais os documentos que a médica deveria apresentar para obter a referida certidão, como lhe permitiu aceder a esses documentos, tendo também posteriormente enviado rapidamente uma cópia da certidão pretendida. Estas diligências tornaram possível reconhecer o diploma da médica sem mais problemas. ”

Christiane Wucsits
Ordem dos Médicos austríaca



United Kingdom
“ Consideramos que a aplicação do IMI à regulamentação relativa aos auxiliares de enfermagem e obstetrícia é uma experiência muito positiva. O IMI permitiu-nos resolver rapidamente uma série de problemas e compreender melhor quem são verdadeiramente os reguladores de cada país, o que constitui uma grande diferença em relação ao passado.  ”

Darren Shell
Conselho de Enfermeiros e Parteiras



Spain
“ Graças ao IMI, consegui resolver uma questão pendente há 8 meses, relativa a um profissional de outro Estado-Membro. Recorri ao IMI e recebi todas as informações e documentos necessários em 10 dias. Desde que começámos a utilizar o IMI, resolvemos já dezenas de casos de uma forma simples, rápida e bastante amigável. O IMI tornou-se um instrumento de trabalho indispensável. ”

Amparo Huici
Ministério da Habitação – Secretariado-Geral para a Cooperação e Relações Interadministrativas



“ Durante um controlo aleatório, o Gabinete de Licenciamento Comercial da República Checa teve conhecimento de um empresário polaco que vendia meias e luvas no mercado checo. O referido comerciante declarou possuir uma autorização da Polónia, mas o documento que mostrou ao funcionário que o interpelou não continha datas. O Gabinete de Licenciamento Comercial verificou a validade do documento junto dos seus homólogos polacos através do IMI. A resposta chegou rapidamente, comprovando-se assim que a autorização era efectivamente válida. ”

František Dickelt
Gabinete de Licenciamento Comercial da República Checa



Germany
“ O IMI facilita imenso o tratamento de pedidos de reconhecimento, na medida em que permite saber se uma profissão está regulamentada no país de origem, se o profissional em causa está apto a exercê-la e, no caso das profissões harmonizadas, se são respeitados os requisitos mínimos.

O IMI também é útil em caso de dúvida sobre a autenticidade de um documento, sendo agora bastante mais fácil saber rapidamente se um documento que tenha sido apresentado a uma entidade é autêntico. Em contrapartida, quando as perguntas são muito específicas, as séries de perguntas predefinidas nem sempre são pertinentes. ”

Elke Wiegand
Conselho Regional de Darmstadt



Germany
“ Uma das grandes vantagens do IMI é o facto de o sistema permitir ultrapassar as barreiras linguísticas. Além disso, quando se tem uma pergunta muito específica, é fácil contactar directamente a pessoa responsável. A utilização do IMI por parte das entidades responsáveis pelas questões de reconhecimento representa também uma vantagem para os requerentes. Os pedidos são tratados mais rapidamente e deixaram de existir taxas de requirimento no país de origem e custos de tradução. ”

Iris Bublitz
Conselho Regional de Darmstadt



“ No nosso dia-a-dia, lidamos com muitos documentos e certidões emitidos em diversos países membros. Por vezes, é difícil averiguar se os referidos documentos ainda são válidos ou se são os originais. Uma das vezes, foi necessário verificar se um atestado emitido na Hungria era de facto um original. Recorremos ao IMI para identificar e contactar os nossos interlocutores húngaros, que neste caso era a Ordem dos Engenheiros húngara. Enviámos-lhe o documento em questão, tendo para nossa grande surpresa recebido uma resposta no próprio dia. ”

Lenka Zuborova
Ministério da Economia da República Eslovaca
Departamento de Empreendedorismo



Netherland
“ Existe agora um sistema na UE, o IMI (Sistema de Informação do Mercado Interno) que envia automaticamente os pedidos de informação para a pessoa certa. Antes, costumávamos trabalhar com notas manuscritas. Agora, podemos utilizar o sistema digital para tratar qualquer questão. ”

Dr. L.R. Kooij
Secretário coordenador da Associação Real dos Médicos Neerlandesa (KNMG) - Formação e Registo



Hungary
“ Gosto bastante do sistema e estou muito interessada em tirar partido das possibilidades que ele oferece. Escusado será dizer que cada troca de informações através do IMI me dá a agradável sensação de poder comunicar com toda a Europa para resolver um caso específico. Seria bom que o IMI assumisse um papel casa vez mais proeminente no futuro e que a troca de informações se tornasse cada vez mais frequente e intensa. ”

Katalin Kelemen
Gabinete de Licenciamento Comercial da Hungria

   

Última actualização: 20-Jul-2010