Se não conseguir ler esta mensagem, clique aqui para aceder à versão em linha
Janeiro de 2014

Caro utilizador do IMI,

No presente boletim, passamos em revista os principais progressos realizados pela rede IMI em 2013, que foi um ano marcado por importantes avanços.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS EM 2013 » « TOPO

Desde fevereiro, os casos SOLVIT podem ser tratados através do IMI. Os centros SOLVIT dos países do EEE colaboram para encontrar uma solução informal para os problemas apresentados pelos cidadãos e pelas empresas relacionados com a aplicação incorreta pelas entidades públicas da legislação da UE. Saiba mais sobre o SOLVIT.


Ao aderir à União Europeia, em julho de 2013, a Croácia tornou-se automaticamente membro da comunidade IMI. A partir de agora, já se pode contactar a administração croata através do sistema.


Desde setembro, o IMI pode ser utilizado para enviar notificações ao abrigo da Diretiva Serviços. Estas notificações visam informar a Comissão e os Estados‑Membros de alterações da legislação em matéria de prestação de serviços. Foi publicado um guia (em inglês) sobre a utilização deste módulo.


Graças à Diretiva relativa ao exercício dos direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços, as pessoas que desejam receber tratamento médico noutro país da UE podem solicitar à entidade competente que verifique, através do IMI, o direito de um determinado profissional de saúde a exercer. Saiba mais sobre cuidados de saúde transfronteiriços.


Em novembro, foi lançado um projeto‑piloto para ajudar a cumprir as obrigações de cooperação administrativa estabelecidas na Diretiva sobre o comércio eletrónico. As entidades podem agora utilizar o IMI para trocar informações sobre as medidas adotadas ou previstas contra um prestador de serviços de informação. Os utilizadores deste módulo podem utilizar o respetivo guia (em inglês).

QUE MELHORAMENTOS FORAM INTRODUZIDOS PARA FACILITAR A UTILIZAÇÃO DO IMI? » « TOPO

O sítio Web do IMI foi atualizado e reestruturado. Consulte as informações sobre a utilização do IMI.

Já é possível pedir a tradução de qualquer texto introduzido no IMI para todas as línguas oficiais da UE. Consulte a página sobre como utilizar a tradução automática.

ÚLTIMOS FACTOS E NÚMEROS » « TOPO

Em outubro, foi passada a barra dos 16 000 pedidos de informação enviados através do IMI. Só em 2013, foram enviados perto de 6000 pedidos.

Um em cada quatro pedidos enviados em 2013 foram tratados no prazo de um dia. Parabéns às entidades pelo excelente serviço prestado!

Consulte as estatísticas interativas no nosso novo sítio Web.

PERSPETIVAS PARA 2014 » « TOPO

No início de 2014, serão aditadas ao IMI, as cartas de maquinista. As entidades poderão, assim, trocar informações sobre as cartas dos maquinistas que trabalham regularmente além-fronteiras. Em finais do ano, as entidades competentes no âmbito das qualificações profissionais estarão em condições de notificar novos tipos de certificados e de diplomas através do IMI.

Veja um vídeo sobre o IMI na sua própria língua, que explica de forma divertida e concisa, como o sistema funciona.

Desejamos a todos um Feliz Ano Novo e uma boa cooperação através do IMI.

A equipa IMI da Comissão Europeia (imi-helpdesk@ec.europa.eu)

Sítio Web do IMI: Se desejar fazer comentários, envie uma mensagem eletrónica para:http://ec.europa.eu/imi-net
imi-helpdesk@ec.europa.eu